[weglot_switcher]

UE em cheque: aproxima-se a data limite para negociar tarifas

O prazo limite definido por Donald Trump para a negociação das tarifas termina na quarta-feira e não há fumo branco nas negociações entre norte-americanos e a União Europeia. Contratarifas europeias também estão na calha.
zona euro
4 Julho 2025, 19h17

União Europeia e Estados Unidos da América continuam sem chegar a acordo para a redução das tarifas comerciais impostas de parte a parte e o tempo está a esgotar-se.

O prazo de 90 dias indicado por Donald Trump para negociações dos EUA (não apenas com a UE, mas com o resto do mundo) termina na quarta-feira, dia 9 de julho. A partir dessa data, podem voltar a ser colocadas em prática tarifas de 50% sobre bens europeus. Se assim for, podem seguir-se as medidas retaliatórias impostas por Bruxelas, que foram suspensas pelo mesmo período de tempo.

O comércio internacional entre os dois parceiros comerciais é dos mais importantes à escala global, já que tem um peso de aproximadamente 30% nesta vertente, em todo o mundo, de acordo com os dados do Conselho Europeu.

As negociações prosseguem mas não são conhecidos avanços particularmente significativos, pelo que empresas e mercados receiam que não se chegue a bom porto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.