[weglot_switcher]

Trump avança com tarifas de 25% sobre Japão e Coreia do Sul

Novas tarifas são semelhantes às anunciadas no dia 2 de abril e incidem sobre dois dos principais parceiros comerciais dos EUA. O plano da Casa Branca passa por aplicá-las a partir de 1 de agosto, mas há abertura para negociações.
8 Julho 2025, 11h57

Os Estados Unidos da América vão aplicar tarifas de 25% sobre as importações que chegam do Japão e da Coreia do Sul, a partir do dia 1 de agosto. Trata-se de números idênticos aos anunciados a 2 de abril (24% e 25%, respetivamente) por Donald Trump.

O presidente norte-americano divulgou na segunda-feira, através da rede social Truth Social, as cartas que escreveu aos chefes de Estado de um conjunto de países, entre aqueles que são dois dos maiores parceiros comerciais da economia dos EUA. O próprio salienta que os défices comerciais que a mesma tem com as congéneres japonesa e sul-coreana estão na origem da decisão.

De resto, Trump sublinha ainda que as tarifas em causa se somam àquelas que são referentes a determinados setores específicos

De qualquer forma, volta a deixar claro que está disponível para negociar, consoante a posição daqueles parceiros comerciais nesta matéria. Ao mesmo tempo, promete que nunca irá aplicar tarifas à produção das empresas estrangeiras em solo norte-americano.

Outros países também são alvo de tarifas

Também na segunda-feira, o chefe de Estado norte-americano anunciou tarifas de 25% sobre a Malásia Cazaquistão e Tunísia, assim como 30% para África do Sul e Bósnia e Herzegovina. Indonésia é alvo de uma tarifa de 32%, ao passo que Sérvia e Bangladesh são atingidos com 35%. Um pouco mais além vão Tailândia e Camboja (36%), assim como Laos e Mianmar (40%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.