O grupo holandês Terberg, um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos para limpeza urbana e gestão de resíduos, anunciou que vão fazer “um reforço de investimento em Portugal nos próximos cinco anos”.
O valor do investimento não foi divulgado.
O grupo quer consolidar o país como um dos principais centros de operação e inovação do grupo no sul da Europa.
Os planos para esta nova fase inclui a ampliação das instalações em Lisboa, a abertura de um novo centro no Algarve, o reforço da rede de oficinas próprias em todas as regiões do continente e ainda a criação de uma academia técnica dedicada à formação de motoristas e operadores, num setor onde “a qualificação é determinante para acompanhar a evolução dos equipamentos e das exigências normativa”.
A entrada do Grupo Terberg em Portugal concretizou-se com a aquisição da Resitul em 2019, permitindo à empresa quadruplicar a equipa e criar um centro operacional no Porto, reforçando a presença e capacidade de resposta no Norte do país. Também o Alentejo e Algarve foram prioridade nesta aposta internacional, através da contratação de técnicos exclusivos e afetos apenas a esta região, diz o grupo.
Para o próximo ciclo, o Grupo Terberg anunciou no âmbito da sua presença no 7.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana, que se inicia hoje na Alfândega do Porto, “um reforço de investimento em Portugal até 2030, naquele que será o maior esforço financeiro de sempre do grupo no país”, lê-se no comunicado.
A multinacional realça que “tem assumido um papel pioneiro na introdução de soluções tecnológicas no setor da limpeza urbana em Portugal, com destaque para a entrada das primeiras viaturas 100% elétricas em operação”.
A primeira entrega foi realizada em 2022 à Cascais Ambiente, empresa municipal da Câmara de Cascais, e mais recentemente também o Município do Porto recebeu uma frota de 12 varredoras elétricas, já integradas no serviço de higiene urbana.
“A tecnologia da empresa está hoje presente em todo o território nacional, com operações ativas em cidades como Porto, Gaia, Coimbra, Lisboa, Cascais, Seixal, Santiago do Cacém, Serpa, Albufeira, Portimão, Tavira, Lagoa entre outros territórios”, lê-se no comunicado.
Segundo Sónia Santos, CEO da Resitul, “a principal barreira a esta transformação, mais do que financeira, é tecnológica e operacional. A força internacional da Terberg permitiu-nos trazer know-how e soluções que não existiam no país e que nos permitem apresentar soluções completas aos nossos clientes e assim apoiar os grandes desafios que o sector de limpeza urbana e recolha de resíduos enfrentam em Portugal”.
No âmbito deste reforço de investimento em Portugal, foi também lançado um projeto-piloto em parceria com a Mercedes-Benz, que resultou no desenvolvimento de uma viatura 100% elétrica que está a ser disponibilizada gratuitamente a municípios de todo o país que queiram testar, em contexto real, a eficiência e a viabilidade operacional das soluções elétricas aplicadas à limpeza urbana.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com