[weglot_switcher]

Empresa do grupo Generali fecha contrato de financiamento de 190 milhões com a Eliance

A Infranity concluiu um financiamento bilateral de 190 milhões de euros à Eliance, fornecedor líder europeu de Serviços de Emergência Aérea.
9 Julho 2025, 10h39

Infranity, uma empresa de investimento líder especializada em infra-estruturas críticas (parte da Generali Investments), anunciou em comunicado a conclusão de um pacote de financiamento abrangente de 190 milhões de euros para a Eliance, um fornecedor líder de serviços aéreos de emergência (AES).

A Eliance opera principalmente em Espanha e Itália e gere contratos públicos nos segmentos dos serviços de emergência médica, busca e salvamento e combate a incêndios.

É um contrato de um financiamento bilateral, ou seja é um acordo financeiro em que um único credor fornece fundos diretamente a um único mutuário. O que contrasta com os empréstimos por consórcio, em que vários credores financiam um único mutuário.

“Este financiamento estratégico, concedido pela Infranity numa base bilateral, assegura uma plataforma de dívida sustentável a longo prazo para a Eliance, ao mesmo tempo que oferece facilidades adicionais de levantamento diferido para impulsionar o crescimento futuro”, refere o comunicado.

“Este investimento reforça o compromisso da Infranity com investimentos em infraestruturas sociais, apoiando serviços públicos e infraestruturas essenciais que fazem uma diferença tangível na sociedade”, refere a empresa de investimento da Generali.

O financiamento foi fechado em conjunto com um evento de capital para a empresa, ou seja, a aquisição do controlo  acionista da Eliance pela Swiss Life Asset Managers, através da sua estratégia de agregação de valor em infraestruturas.

A RiverRock, acionista atual, mantém-se como investidor minoritário na empresa.

Georgios Tzimas, Diretor de Investimentos da Infranity, considera que o closing deste financiamento para a Eliance “representa um marco significativo no nosso compromisso contínuo com investimentos essenciais em infraestruturas sociais”.

“A transação reforça o compromisso da Infranity com o financiamento de ativos sustentáveis, abrangendo temas ambientais e sociais”, refere a empresa.

“O modelo baseado em concessões da Eliance, caracterizado pela sua natureza de missão crítica e grande volume de ativos, está perfeitamente alinhado com o nosso mandato. Este financiamento não só garante a sustentabilidade das operações da Eliance, como também abre caminho para o crescimento e inovação futuros no setor AES”, diz Georgios Tzimas.

Matthew Dooley, Diretor de Investimentos da Swiss Life Asset Managers, fala da Infranity “como o nosso novo parceiro financeiro” e revela que “vão trabalhar em estreita colaboração com a Infranity para atingir os objetivos estratégicos da empresa, à medida que esta procura expandir as suas operações no setor dos Serviços de Emergência Aérea”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.