[weglot_switcher]

Berlim pede explicações à China sobre ataque com laser a avião alemão no Mar Vermelho

“Estou mais do que irritado com este incidente”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Johannes Wadephul, ao portal de notícias RND, acrescentando que o caso “ainda não está encerrado diplomaticamente” e que Pequim “terá de explicar-se”.
9 Julho 2025, 12h32

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Johannes Wadephul, afirmou hoje que a China terá de prestar esclarecimentos sobre o alegado ataque com laser a um avião de reconhecimento alemão no mar Vermelho.

“Estou mais do que irritado com este incidente”, disse Wadephul ao portal de notícias RND, acrescentando que o caso “ainda não está encerrado diplomaticamente” e que Pequim “terá de explicar-se”.

O incidente ocorreu em 02 de julho, mas só foi divulgado na terça-feira. Segundo as autoridades alemãs, a tripulação de um avião estacionado no Djibuti foi temporariamente cegada por um feixe de laser projetado a partir de um navio chinês, durante um voo de rotina.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão convocou o embaixador da China, tendo sublinhado, através da rede social X, que “colocar em risco pessoal alemão e perturbar a missão é completamente inaceitável”.

Após se reunir com o diplomata chinês, Wadephul reforçou a posição de Berlim: “Um ato de perturbação deste tipo, colocando em risco injustificadamente as nossas unidades, é inaceitável. Dissemos isso de forma clara ao embaixador”.

Apesar da disposição de continuar a cooperar com a China, o ministro advertiu que a Alemanha rejeitará “qualquer comportamento chinês que contrarie a ordem internacional baseada em regras”.

A Alemanha participa na missão internacional no mar Vermelho para proteger a navegação civil contra ataques das milícias Huthis, no Iémen.

De acordo com o Ministério da Defesa alemão, o incidente ocorreu sem provocação ou contacto prévio, tendo o avião sido atingido por um laser durante uma patrulha de rotina.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.