A OpenAI, a proprietária do ChatGPT e detida por Sam Altman, desembolsou 6,5 mil milhões de dólares (5,5 mil milhões de euros) para adquirir a io, uma startup dedicada ao hardware e que tem como um dos seus co-fundadores o antigo designer da Apple, Jony Ive, avançou a Bloomberg.
“Estamos entusiasmados por partilhar que a equipa da io Products, Inc. vai fundir-se com a OpenAI. Jony Ive e a LoveFrom vão permanecer independentes e vão assumir responsabilidades ao nível do deep design e no campo da criatividade na OpenAI”, confirmou a empresa detida por Sam Altman, no seu sítio oficial.
Na nota de confirmação do negócio, assinada por Sam Altman e Jony Ive, é referido que há dois anos Jony Ive e o coletivo creativo da LoveFrom, de “forma discreta” começaram a colaborar com Sam Altman e com a equipa da OpenAI.
É ainda dito na mesma nota que “ficou claro” que as ambições da OpenAI exigiam uma nova empresa. “Há cerca de um ano Jony Ive fundou a io com Scott Cannon, Evans Hankey and Tang Tan”, salienta a empresa liderada por Sam Altman.
“Conseguimos em conjunto reunir os melhores engenheiros de hardware e software, os melhores no campo da tecnologia, físicos, cientistas, especialistas na área da pesquisa, no desenvolvimento de produto e na manufatura. Muitos de nós trabalhamos de perto há décadas. A nova equipa, focada em desenvolver produtos que inspirem e empoderem, vão agora fundir-se com a OpenAI para trabalhar mais intimamente com as equipas de pesquisa, engenharia e de produto em São Francisco”, confirmou a empresa de Sam Altman.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com