[weglot_switcher]

OpenAI prepara lançamento de web browser com inteligência artificial para rivalizar com Google Chrome

A OpenAI, liderada por Sam Altman, está a programar lançar este web browser nas próximas semanas, referiram três fontes familiares com o processo, à Reuters.
OpenAI Sam Altman ChatGPT
FILE PHOTO: Sam Altman, CEO of ChatGPT maker OpenAI, arrives for a bipartisan Artificial Intelligence (AI) Insight Forum for all U.S. senators hosted by Senate Majority Leader Chuck Schumer (D-NY) at the U.S. Capitol in Washington, U.S., September 13, 2023. REUTERS/Julia Nikhinson/File Photo
10 Julho 2025, 11h17

A OpenAI, proprietária do ChatGPT e liderada por Sam Altman, está próxima de lançar um web browser (motor de busca), baseado em inteligência artificial (IA), com o intuito de rivalizar com o Google Chrome, avança esta quinta-feira a agência noticiosa Reuters, baseando-se em três pessoas familiares com este processo. A se concretizar seria mais um concorrente numa área onde já está presente a Perplexity AI, que tem o apoio da Nvidia, que é atualmente a empresa mais valiosa no mundo, tendo conseguido ultrapassar esta semana os quatro biliões em valor de mercado (market cap), a primeira empresa a ultrapassar esta barreira.

A empresa liderada por Sam Altman está a programar lançar este web browser nas próximas semanas, referiram as mesmas fontes, à Reuters. A integração de inteligência artificial tem como propósito alterar a forma como os utilizadores pesquisa na internet. A agência noticiosa sublinha que isso deve dar um acesso mais direto à OpenAI a dados dos utilizadores, algo que tem diferenciado a Google.

Contudo, a agência noticiosa sublinha as dificuldades que a OpenAI pode ter no campo dos web browsers tendo em conta que a Google possui nesta áreas, através do Google Chrome, três biliões de utilizadores, e dois terços do mercado, seguida pela Apple (com o Safari) com 16% de quota de mercado.

Mesmo perante estes obstáculos a Reuters sublinha que caso este web browser, da OpenAI, venha a ser adotado pelos 500 milhões de utilizadores semanais ativos do ChatGPT isso permitiria atacar uma das componentes do negócio da Google, ou seja, os anúncios publicitários.
Refira-se que o Google Chrome tem estado na mira do Departamento de Justiça dos Estados Unidos que já veio a público defender a venda do Chrome por parte da Alphabet (empresa que detém a Google), devido ao monopólio que existe no campo da pesquisa. A Reuters lembra que no ano passado a OpenAI foi buscar dois vice-presidentes à Google, que faziam parte da equipa original que ajudou a desenvolver o Google Chrome.
Ao web browser junta-se também a notícia, esta semana, de que a OpenAI investiu 6,5 mil milhões de dólares (5,5 mil milhões de euros) para adquirir a startup io, que tem como um dos seus co-fundadores o antigo designer da Apple, Jony Ive. As equipas serão integradas com a io a assumir responsabilidades ao nível do deep design e da área criativa na OpenAI.
RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.