A OpenAI, proprietária do ChatGPT e liderada por Sam Altman, está próxima de lançar um web browser (motor de busca), baseado em inteligência artificial (IA), com o intuito de rivalizar com o Google Chrome, avança esta quinta-feira a agência noticiosa Reuters, baseando-se em três pessoas familiares com este processo. A se concretizar seria mais um concorrente numa área onde já está presente a Perplexity AI, que tem o apoio da Nvidia, que é atualmente a empresa mais valiosa no mundo, tendo conseguido ultrapassar esta semana os quatro biliões em valor de mercado (market cap), a primeira empresa a ultrapassar esta barreira.
A empresa liderada por Sam Altman está a programar lançar este web browser nas próximas semanas, referiram as mesmas fontes, à Reuters. A integração de inteligência artificial tem como propósito alterar a forma como os utilizadores pesquisa na internet. A agência noticiosa sublinha que isso deve dar um acesso mais direto à OpenAI a dados dos utilizadores, algo que tem diferenciado a Google.
Contudo, a agência noticiosa sublinha as dificuldades que a OpenAI pode ter no campo dos web browsers tendo em conta que a Google possui nesta áreas, através do Google Chrome, três biliões de utilizadores, e dois terços do mercado, seguida pela Apple (com o Safari) com 16% de quota de mercado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com