[weglot_switcher]

Centro de inovação para o retalho da Galp muda-se para o Técnico no Taguspark

O Galp Retail Lab testa soluções tecnológicas com aplicação direta no mercado. Aí são simulados percursos reais de clientes nas soluções B2B e B2C da Galp, especialmente as mais utilizadas nas estações de serviço – como terminais de pagamento exteriores ou carregadores de veículos elétricos..
12 Julho 2025, 11h30

A Galp instalou o seu novo centro de inovação para o retalho, o Galp Retail Lab, no campus do Instituto Superior Técnico (IST) no Taguspark, em Oeiras.

A mudança do Retail Lab da sede em Benfica para o campus do Técnico traduz a vontade da Galp de “estreitar a ligação com o meio académico” e contribuir para a construção de um sistema científico “mais robusto e capaz de dar resposta” aos desafios da inovação no setor energético.

O Galp Retail Lab testa soluções tecnológicas com aplicação direta no mercado. No Retail Lab são simulados percursos reais de clientes nas soluções B2B e B2C da Galp, especialmente as mais utilizadas nas estações de serviço – como terminais de pagamento exteriores ou carregadores de veículos elétricos.

A experiência do cliente é integralmente reproduzida em ambiente laboratorial, com testes manuais e automatizados, que permitem identificar oportunidades de melhoria e certificar as soluções de software antes da sua implementação.

“Com o investimento no novo laboratório e futuro envolvimento de investigadores e alunos do Técnico, a ambição é clara: elevar a fasquia e estabelecer o novo padrão de serviço ao cliente no setor. É isso que define a Galp e que faz desta empresa o parceiro de referência do país, das empresas e das famílias na escolha das suas soluções de energia”, afirmou João Diogo Marques da Silva, co-CEO da Galp, durante a inauguração do centro.

Rogério Colaço, presidente do Técnico, descreveu a parceria como “uma oportunidade para toda a comunidade do Técnico e promove a partilha de conhecimento, a transferência de tecnologia e o desenvolvimento de novos produtos, facilitando a captação de talento”.

A área Comercial da Galp disponibiliza uma oferta integrada de energia, que abrange produtos petrolíferos, gás e eletricidade para empresas e consumidores finais em diversas geografias. A rede é composta por 1.240 estações de serviço e postos de combustível na Península Ibérica, complementada por mais de 5.500 pontos de carregamento elétrico.

A Galp e o Instituto Superior Técnico assinaram um protocolo de colaboração em 2022 que abrange várias áreas, incluindo o desenvolvimento do Retail Lab. Este projeto é ainda parte integrante do ecossistema de inovação da Galp, do qual fazem parte 57 universidades portuguesas e internacionais que procuram soluções concretas para os desafios da descarbonização.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.