[weglot_switcher]

Goldman Sachs e PwC lideraram assessoria financeira na Europa até junho

O banco norte-americano Goldman Sachs e a consultora PwC foram os principais assessores de fusões e aquisições (M&A) na Europa durante a primeira metade deste ano. Os dados são da GlobalData.
17 Julho 2025, 00h27

A GlobalData anunciou os principais assessores financeiros e jurídicos de fusões e aquisições (M&A) na Europa no primeiro semestre de 2025, hierarquizados pelo valor total e volume de M&A.

O Goldman Sachs e a PwC foram os principais assessores financeiros para fusões e aquisições (M&A) na região europeia durante o primeiro semestre de 2025 em termos de valor e volume, respetivamente, de acordo com a mais recente Tabela de Classificação de Consultores Financeiros da GlobalData, que classifica os consultores financeiros pelo valor e volume dos negócios de fusões e aquisições que assessoraram.

Com base na sua Base de Dados de Negócios, a empresa líder em dados e análises revelou que o Goldman Sachs alcançou a sua posição de liderança em termos de valor ao assessorar 23,8 mil milhões de dólares em negócios. Enquanto isso, a PwC liderou em termos de volume, assessorando um total de 52 negócios.

Aurojyoti Bose, Analista Líder da GlobalData, realça que o Goldman Sachs “foi o principal consultor em valor no primeiro semestre de 2024 e, apesar de ter registado uma queda em valor face ao período homólogo, conseguiu manter a sua posição de liderança nesta métrica também no primeiro semestre de 2025”.

“De salientar que sete dos 10 principais consultores em valor registaram uma queda no valor total de negócios por eles assessorados durante o primeiro semestre de 2025 em comparação com o primeiro semestre de 2024”, acrescenta.

Da mesma forma, oito dos 10 principais consultores em termos de volume registaram uma queda no número total de negócios por eles assessorados durante o primeiro semestre de 2025 em comparação com o primeiro semestre de 2024.

De facto, a PwC também registou uma queda, no entanto e apesar disso, a sua classificação em volume melhorou da segunda posição no primeiro semestre de 2024 para a primeira posição no primeiro semestre de 2025″, destaca a consultora.

A análise da GlobalData revela que o JP Morgan ocupou a segunda posição em termos de valor, assessorando 21,8 mil milhões de dólares em negócios, seguido pelo Barclays com 19,3 mil milhões de dólares, Jefferies com 15,3 mil milhões de dólares e o francês Lazard com 14,7 mil milhões de dólares.

Entretanto, a Clearwater ocupou a segunda posição em termos de volume, com 51 negócios, seguida pela Rothschild & Co com 50 negócios, pela Ernst & Young com 42 negócios e pela Deloitte com 36 negócios.

Assessores Jurídicos

As sociedades de advogados Weil, Gotshal & Manges e CMS são os principais assessores jurídicos de fusões e aquisições na Europa no primeiro semestre de 2025.

A Weil, a Gotshal & Manges e a CMS foram os principais consultores jurídicos de fusões e aquisições (M&A) na região  durante o primeiro semestre de 2025, segundo o valor e o volume, respetivamente, de acordo com a mais recente tabela de classificação da GlobalData, que hierarquisa as sociedade pelo valor e volume dos negócios de fusões e aquisições em que trabalharam.

Com base na sua Base de Dados, a empresa revelou que a Weil, Gotshal & Manges alcançou a sua posição de liderança em termos de valor, assessorando 20,6 mil milhões de dólares em negócios. Enquanto isso, a CMS liderou em termos de volume, assessorando um total de 130 negócios.

Aurojyoti Bose, destaca que a CMS “foi a clara vencedora em volume, superando os seus pares por uma margem significativa no primeiro semestre de 2025. Foi a única consultora com um volume de negócios de três dígitos durante o período analisado. Para além de liderar em volume, a CMS ocupou também a oitava posição em valor no primeiro semestre de 2025”.

“Entretanto, a Weil, Gotshal & Manges enfrentou uma forte concorrência da White & Case pela primeira posição em valor durante o primeiro semestre de 2025″, acrescenta.

“De notar que a White & Case foi a principal consultora em valor no primeiro semestre de 2024 e perdeu a liderança no primeiro semestre de 2025 por uma pequena margem. Enquanto a White & Case registou uma queda no valor total dos negócios por si assessorados durante o primeiro semestre de 2025 em comparação com o primeiro semestre de 2024, a Weil, Gotshal & Manges registou um aumento de mais de três vezes”, conclui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.