As contas foram feitas pelo grupo retalhista que se estabeleceu em Portugal em 1995. “Por cada euro gasto pela empresa ao longo dos seus 30 anos de atividade gerou, em média, 1,78 euros na economia portuguesa”, revela a empresa que acrescenta que nos últimos 30 anos, de forma direta, indireta e induzida, a atividade do Lidl em Portugal ajudou a criar e manter cerca de 90 mil postos de trabalho.
Desde 1995, a insígnia tem registado uma taxa média de crescimento anual (CAGR) de 13% no impacto total sobre o emprego em Portugal, evidenciando uma evolução muito positiva da sua contribuição. Ao longo dos últimos 30 anos, por cada posto de trabalho criado pelo Lidl, foram criados 10,6 novos empregos no país.
Do impacto total do Lidl para a geração de emprego na economia, 9% corresponde à contribuição direta da empresa, através da contratação de colaboradores — contando atualmente com mais de 8.000 pessoas. Já 78% refere-se ao impacto indireto, causado pelo fator procura, que impulsiona o aumento da produção tanto nos fornecedores diretos da empresa como nos setores de primeira linha que os abastecem. Por fim, 13% corresponde ao impacto induzido, ou seja, aos efeitos gerados nos restantes setores ao longo de toda a cadeia de valor, avança a retalhista alemã.
“Através de uma estratégia de crescimento sustentável e investimento contínuo, a empresa tem promovido a criação de emprego direto, enquanto promove oportunidades em toda a cadeia de valor, contribuindo de forma significativa para o emprego indireto e induzido”, garante a empresa.
Desde que se estabeleceu em Portugal, em 1995, “o Lidl tem vindo a reforçar o seu contributo para a economia nacional, evidenciando a sua relevância na criação de valor e de emprego no país. Ao longo dos últimos 30 anos, de forma direta, indireta e induzida, a sua atividade gerou um impacto total de 44 mil milhões de euros no Produto Interno Bruto (PIB) português”, revela em comunicado.
“A taxa média de crescimento anual de 15%, alcançada pelo Lidl ao longo destes 30 anos, reflete não só a força e resiliência do setor, como também o êxito das estratégias adotadas nos últimos anos. Este percurso reforça o papel da empresa como motor de desenvolvimento. Prova disso é a evolução expressiva do impacto económico, que passou de 54 milhões de euros em 1995 para cerca de 3.223 milhões de euros em 2024, considerando os efeitos diretos, indiretos e induzidos”, acrescenta a empresa de retalho alimentar. Ou seja, por cada euro gasto, a atividade do Lidl gerou, em média, 1,78 euros na economia portuguesa, demonstrando a importância do seu papel na dinamização da produção nacional ao longo da cadeia de abastecimento.
O efeito multiplicador da atividade do Lidl nos últimos 30 anos, fez-se sentir na economia de forma direta, com um impacto de cerca de 56%, revela a rede de supermercados de origem alemã,
“Este impacto materializou-se em pagamentos a fornecedores, salários e impostos; de forma indireta, com um impacto de 23%, através da atividade dos seus fornecedores; e, de forma induzida, com um impacto de 21%, resultante do efeito multiplicador da atividade do Lidl em Portugal”, detalha a empresa.
Desde 1995, estimam-se que os três setores produtivos mais impactados pela atividade do Lidl, tanto ao nível da criação de valor para o país como da geração de emprego, foram os ‘Produtos alimentares e bebidas’, ‘Produtos da agricultura, caça e serviços relacionados’ e ‘Trabalhos de construção’.
“Mais do que números, são 30 anos de histórias, empregos criados e valor gerado — o Lidl é hoje um pilar do desenvolvimento nacional. Estes dados, além de refletirem o valor real que temos vindo a criar para o país, mostram que o Lidl se tornou muito mais do que uma marca: é hoje um símbolo de compromisso, confiança e impacto real na vida das pessoas,” destaca Hélder Rocha, CEO do Lidl Portugal. “O nosso caminho é de continuidade, reforçando o crescimento, o impacto e o compromisso com Portugal”, acrescenta.
Os dados agora divulgados resultam do Estudo de Impacto Socioeconómico realizado pela Forvis Mazars para o Lidl Portugal e que avaliam a atividade económica da empresa nos últimos 30 anos, de forma direta, indireta e induzida, em toda a cadeia de valor.
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