[weglot_switcher]

Tarifas: fim do prazo para negociações aproxima-se e não há fumo branco entre EUA e UE

A data definida por Donald Trump para a implementação de “tarifas recíprocas”, no caso de os EUA não chegarem a acordo com os parceiros comerciais assinala-se a 1 de agosto. Por enquanto, prosseguem as negociações com o maior parceiro prosseguem, sem fim fim à vista.
21 Julho 2025, 16h00

Aproxima-se o prazo imposto por Donald Trump para as negociações referentes às tarifas comerciais e os dois maiores parceiros do globo continuam sem chegar a acordo. União Europeia e Estados Unidos da América dão sequência às conversações, mas o progresso real é reduzido.

A guerra comercial continua no centro das atenções e, no dia 1 de agosto, “as tarifas vão entrar em vigor”, lembrou Howard Lutnick, secretário do Comércio na Administração liderada por Trump. De resto, o próprio fez saber que está “confiante” sobre a possibilidade de se estabelecer um acordo entre ambas as partes, mas alertou que está na calha a aplicação unilateral de uma tarifa de 30%, caso o mesmo não seja posto ‘preto no branco’ até àquela data.

O prazo já havia sido dado a conhecer por Donald Trump há quase duas semanas e a data aproxima-se, depois de os norte-americanos já terem chegado a acordo com outros parceiros económicos no que diz respeito às tarifas aduaneiras.

De resto, sabe-se que Bruxelas está a preparar um pacote de contra-tarifas, que deverão avançar como resposta àquelas que serão impostas pelas autoridades norte-americanas, para o caso de as negociações não chegarem a bom porto até ao referido dia 1 de agosto.

Recorde-se que, de ano para ano, mais de um bilião de dólares em bens e serviços são comercializados para ambos os lados do Atlântico, entre os EUA e os Estados-membros da UE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.