[weglot_switcher]

Manie ultrapassa os 12 milhões em poupança de faturas de energia e acelera entrada em Espanha

No início de 2025, a startup portuguesa captou uma ronda de investimento pre-seed de 1 milhão de euros, com a participação dos fundos Shilling Capital, Bynd VC e Heartfelt Group. O montante angariado irá financiar a expansão para Espanha, prevista para o segundo semestre do ano, bem como reforçar a equipa e aperfeiçoar o produto.
21 Julho 2025, 14h53

A Manie, plataforma portuguesa que automatiza a poupança nas faturas de energia, ultrapassou a marca dos 12 milhões de euros poupados para os seus utilizadores desde o lançamento em setembro do ano passado.

Em comunicado a plataforma portuguesa de poupança automática em energia diz que “já poupou mais de 12 milhões de euros aos portugueses desde a sua criação, em setembro de 2024”.

Com mais de 368 mil simulações realizadas e quase 38 mil trocas de fornecedor efetuadas, a startup prepara agora a expansão para Espanha, anuncia.

Após uma ronda pre-seed de um milhão de euros, no início deste ano, com a participação da ShillingCapital, Bynd VC e Heartfelt Group, a startup está agora focada em consolidar o crescimento nacional e prepara a entrada no mercado espanhol.

“O montante angariado irá financiar a expansão para Espanha, prevista para o segundo semestre do ano, bem como reforçar a equipa e aperfeiçoar o produto”, revela a Manie.

Para além disso, está também a desenvolver soluções para PMEs e parcerias com fintechs e entidades bancárias, revela a empresa.

O Manie apresenta-se como uma plataforma que “oferece uma solução automatizada e flexível para a gestão de contratos de eletricidade e gás em Portugal. Utilizando tecnologia de ponta, garante aos utilizadores acesso às melhores tarifas energéticas, simplificando a troca de fornecedores e eliminando a burocracia associada ao processo”.

Com um modelo que combina tecnologia e inteligência artificial, a Manie monitoriza o mercado energético e muda automaticamente os contratos de eletricidade ou gás dos seus utilizadores sempre que surgem condições mais vantajosas – sem custos nem burocracia para o cliente.

Até agora, a plataforma já realizou quase 38 mil trocas de fornecedor e mais de 368 mil simulações de poupança.

A Manie afirma-se como “uma das soluções tecnológicas mais relevantes na área da literacia e eficiência energética em Portugal”.

Num cenário marcado pela instabilidade dos preços da energia e pela complexidade das ofertas disponíveis, “a Manie simplifica a vida dos consumidores ao monitorizar continuamente o mercado e trocar automaticamente o contrato de eletricidade ou gás sempre que surge uma proposta mais vantajosa”.

“A plataforma funciona num modelo freemium, com um plano gratuito que permite a revisão trimestral da fatura, e uma subscrição premium a partir de 3,99 euros/mês que garante uma análise diária e uma poupança contínua e automática – sem qualquer esforço por parte do utilizador”, lê-se no comunicado.

“Acreditamos que a poupança deve ser acessível, simples e contínua. Estes resultados mostram que há um enorme potencial em democratizar o acesso a decisões energéticas mais inteligentes e automatizadas”, afirma André Pedro, cofundador e CEO da Manie.

Além do consumidor final, a Manie está a desenvolver soluções para pequenas e médias empresas que pretendam reduzir os seus custos energéticos com base na mesma tecnologia de autoswitch e inteligência artificial. Estão igualmente em curso várias parcerias com instituições bancárias, plataformas imobiliárias e fintechs, com o objetivo de integrar a Manie em ecossistemas digitais já existentes.

O crescimento da plataforma Manie tem sido acompanhado por uma estratégia de proximidade com os consumidores, nomeadamente através da aposta em conteúdos e iniciativas de literacia financeira.

“A confiança e a transparência são os nossos maiores ativos. Apostamos numa relação clara com os utilizadores, onde as decisões são sempre feitas em seu benefício”, refere Francisco Val Ferreira, cofundador.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.