[weglot_switcher]

Trump anuncia acordo comercial com Japão que inclui taxas de 15%

“Acabámos de concluir um enorme acordo comercial com o Japão”, escreveu Donald Trump na plataforma Truth Social, afirmando que “nunca houve nada assim”.
epa12241592 United States President Donald J. Trump gives remarks as he meets Bahrain’s Prime Minister and Crown Prince Sheikh Salman bin Hamad al-Khalifa in the Oval Office of the White House in Washington, DC, USA, 16 July 2025. EPA/AARON SCHWARTZ / POOL
23 Julho 2025, 08h22

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na terça-feira um acordo comercial com o Japão, que inclui sobretaxas tarifárias de 15% sobre os produtos nipónicos importados para os Estados Unidos.

“Acabámos de concluir um enorme acordo comercial com o Japão”, escreveu Donald Trump na plataforma Truth Social, afirmando que “nunca houve nada assim”.

“Um acordo gigante, talvez o maior já alcançado”, sublinhou.

O dirigente acrescentou que o Japão vai investir 550 mil milhões de dólares (cerca de 468 mil milhões de euros) nos Estados Unidos, que ficará com 90% dos lucros.

“Este acordo trará milhares de empregos (…) e o Japão abrirá o seu país ao comércio, incluindo carros, camiões, arroz e outros produtos agrícolas”, referiu.

O anúncio de Trump surge no mesmo dia em que o negociador japonês para questões relacionadas com as tarifas, Ryosei Akazawa, disse esperar chegar a um acordo com Washington até 01 de agosto.

Até essa data, a administração Trump tinha ameaçado impor uma tarifa de 25% sobre as importações de produtos japoneses.

A 11 de julho, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Takeshi Iwaya, encontrou-se com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, durante a reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

O Japão foi o quinto maior parceiro comercial dos Estados Unidos em 2024, representando 4,3% de todo o comércio e mais de 148 mil milhões de dólares (126 mil milhões de euros) em importações do país asiático, de acordo com dados governamentais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.