O governo angolano, na pessoa do ministro do Turismo, Márcio de Jesus Lopes Daniel, assinou esta quarta-feira, 23 de junho, em Luanda, acordos de cooperação no domínio da formação e desenvolvimento turístico com Organização Mundial do Turismo (ONU Turismo), representada pelo seu secretário-geral, Zurab Pololikashvili.
Entre os acordos, assinados no âmbito da 2.ª Conferência Ministerial da ONU Turismo e da ICAO sobre Turismo e Transporte Aéreo em África, salientam-se dois Memorandos de Entendimento, um dedicado à capacitação técnica e profissional de quadros nacionais e outro centrado no reforço da capacidade estatística do sector turístico angolano, com vista à melhoria da recolha e análise de dados para o planeamento e tomada de decisões estratégicas.
Na ocasião foi também anunciada a atribuição de 100 bolsas de estudo para formação online no sector do turismo a jovens e profissionais angolanos. As bolsas destinam-se a reforçar “competências técnicas” e “promover uma nova geração de especialistas qualificados”.
A cooperação agora formalizada contempla ainda assistência técnica da ONU Turismo ao Ministério do Turismo, ações de formação contínua, programas de digitalização e sustentabilidade para destinos turísticos, bem como o intercâmbio de boas práticas turísticas a nível internacional.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com