[weglot_switcher]

Knesset aprova anexação da Cisjordânia

Enquanto as atenções estão viradas para Gaza, o governo israelita continua a tomada da Cisjordânia, num claro sinal de que não cederá a pressões externas. Num voto simbólico, o Knesset aprovou, com 71 votos a favor e 13 contra, a anexação da Cisjordânia, mais uma decisão em violação da lei internacional.
epa12255995 A general view of a plenary session to vote on a bill for applying Israeli sovereignty over the West Bank territory, at the Knesset, the Israeli parliament, in Jerusalem, 23 July 2025. The bill, submitted by the Religious Zionist Party, calls for the imposition of Israeli sovereignty over the occupied West Bank, and the use of ‘Judea and Samaria’ instead of West Bank in Israel’s legislation. EPA/ABIR SULTAN
26 Julho 2025, 14h00

A proposta avançada pelo ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, ele próprio um colono na Cisjordânia, visa “reforçar o Estado de Israel, a sua segurança e evitar quaisquer questões sobre o direito fundamental do povo judaico a viver em paz e segurança na sua terra”, segundo a legislação.
O voto surge na mesma linha de iniciativas passadas do Knesset, como a do ano passado, em que rejeitou a formação de um Estado palestiniano. A Cisjordânia é parte do que deveria ser, segundo os Acordos de Oslo e juntamente com Gaza e Jerusalém Oriental, uma Palestina soberana e independente – um objetivo cada vez mais hipotecado.

Conteúdo reservado a assinantes. Leia a versão completa aqui. Edição do Jornal Económico de 25 de julho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.