[weglot_switcher]

Do Facebook à United Health: os investimentos de Trump em obrigações

Desde que voltou à Casa Branca, Donald Trump comprou dívida emitida por várias empresas e por governos de determinados Estados dos EUA. Em menos de oito meses, efetuou 690 transações, de acordo com os documentos facultados pelo próprio.
epa12273726 US President Donald J. Trump, with HHS Secretary Robert F. Kennedy Jr., delivers remarks during a Making Health Technology Great Again event in the East Room of the White House in Washington, DC, USA, 30 July 2025. The White House and the Centers for Medicare and Medicaid Services have received commitments from 60 healthcare technology companies to collaborate on a new health technology advancement initiative. EPA/SHAWN THEW
21 Agosto 2025, 18h21

Donald Trump já comprou dívida no valor de mais de 100 milhões de dólares desde que tomou posse para o segundo mandato como presidente dos Estados Unidos da América. A emissão de obrigações, por parte de instituições públicas e privadas, tem sido alvo do investimento de Trump, a título individual.

As contas aos valores foram feitas pela estação norte-americana CNBC e teve por base a entrega, por parte de Trump, de um documento com 33 páginas ao Departamento de Ética dos EUA, como mandam as regras referentes aos membros do governo. Os dados foram tornados públicos na terça-feira e envolvem um total de 690 transações desde 20 de janeiro, dia da tomada de posse do próprio.

Ainda que seja obrigatório declarar estes investimentos, a legislação não obriga a divulgar valores exatos. Porém, mediante os valores mínimos estabelecidos, é certo que estão envolvidos mais de 100 milhões de dólares.

Em causa estão obrigações emitidas por escolas e hospitais, assim como por intermédio dos governos de vários Estados. Por outro lado, o presidente norte-americano comprou dívida emitida por uma série de empresas.

Salienta a CNBC que, em princípios de fevereiro, Trump comprou obrigações da T-Mobile nos EUA, United Health e Home Depot, por valores entre 500 mil dólares e um milhão de dólares. Também em fevereiro, avançou para a compra de dívida emitida pela Meta (dona do Facebook, Instagram e Whatsapp), através de um investimento entre 250 mil e 500 mil dólares.

A fortuna de Donald Trump ascende a 5,5 mil milhões de dólares, o que o coloca entre as 700 pessoas mais ricas do mundo, de acordo com o ranking da Forbes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.