O criador da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, tentou atrair o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, para uma oferta de 97,4 mil milhões de dólares que o seu consórcio fez pela OpenAI (proprietária do ChatGPT) no início deste ano, avança esta sexta-feira a agência noticiosa Reuters. Mas Mark Zuckerberg não concordou com a ideia apresentada por Elon Musk.
A revelação é feita em documentos judiciais, no âmbito de um processo que envolve os responsáveis pela Tesla e pela OpenAI. De acordo com a Reuters a OpenAI diz que Elon Musk contactou com Mark Zuckerberg sobre possíveis acordos quer de financiamento quer de investimento ligados à oferta que pretendia fazer [Elon Musk] pela OpenAI.
A agência noticiosa refere que a OpenAI solicitou a um juiz que a Meta apresentasse documentos ligados a qualquer assunto que envolvesse qualquer tipo de oferta pela OpenAI.
A OpenAI considerou, citada pela Reuters, que as “comunicações da Meta com outros licitantes” seriam úteis para “esclarecer as motivações da oferta” para a aquisição da OpenAI
Mas a Meta pretendeu travar este pedido da OpenAI de divulgação de qualquer comunicação ligada a ofertas pela OpenAI, salienta a Reuters, considerando que as suas comunicações “não são relevantes” para o processo.
A Reuters salienta que em agosto do ano passado a juíza Yvonne Gonzalez Rogers tinha decidido que Elon Musk deveria responder pelas alegações feitas pela OpenAI de que as suas declarações em redes sociais, à imprensa, e até mesmo em processos que moveu em tribunal, tentaram prejudicar a OpenAI. Elon Musk tinha colocado a OpenAI, e Sam Altman, em tribunal quando a OpenAI pretendia passar de organização sem fins lucrativas para uma organização com fins lucrativos. Em resposta a OpenAI moveu também um processo contra Elon Musk, em abril deste ano, com o julgamento a estar previsto para a primavera de 2026.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com