[weglot_switcher]

Bessent pede retirada de poder de supervisão bancária à Fed

Scott Bessent escreveu no Wall Street Journal que o banco central se desviou do que descreveu como a sua principal missão de promover o pleno emprego, preços estáveis ​​e taxas de juro moderadas a longo prazo.
6 Setembro 2025, 10h10

“A Reserva Federal (Fed) deve ser dispensada das suas funções de regulação dos bancos do país”, escreveu o secretário do Tesouro, Scott Bessent, num ensaio publicado nesta sexta-feira no Wall Street Journal, segundo uma notícia da CNN.

Scott Bessent escreveu no Wall Street Journal que o banco central se desviou do que descreveu como a sua principal missão de promover o pleno emprego, preços estáveis ​​e taxas de juro moderadas a longo prazo.

Quando o Fed foi criado na sua forma actual, em 1913, a supervisão e a regulação bancárias não faziam parte das suas principais responsabilidades. Mas, com o tempo e no meio de crises como a Grande Depressão e a Grande Recessão, a Fed recebeu gradualmente a função de supervisão sobre os bancos do país.

Os defensores da Fed argumentam que a solidez do sistema bancário está interligada à estabilidade financeira do país, que é parte da missão da Fed enquanto instituição.

Durante uma conferência sobre a regulação bancária em Julho, na sede da Fed em Washington, Jerome Powell afirmou que regras bancárias eficientes “ajudam a manter um sistema bancário seguro, sólido e eficiente, em benefício das pessoas que servimos”.

Powell afirmou que quaisquer alterações nas funções ou na estrutura da Fed — como o seu foco na promoção do pleno emprego ou a sua capacidade de regular os bancos — cabem, em última instância, ao Congresso.

No entanto Powell criticou o  facto de a supervisão e a regulamentação bancárias estarem todas sob a alçada de um membro do Conselho de Governadores da Fed, designado como vice-presidente. “Há um grupo de sete pessoas no conselho e, à medida que as nomeações mudam, haverá algumas mudanças na abordagem da regulamentação”, disse Jerome Powell aos legisladores durante uma audição em fevereiro. “Colocar tudo numa única pessoa, é verdade, só para fazer recomendações ao conselho pode levar a alguma volatilidade… e isso não é bom para as instituições que queremos regular.”

A supervisão e a regulamentação bancárias são atualmente partilhadas entre a Fed, a Corporação Federal de Seguro de Depósitos (Federal Deposit Insurance Corporation) e o Gabinete do Controlador da Moeda (Office of the Comptroller of the Currency).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.