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Mota-Engil dispara 9% devido a construção de túnel submerso no Brasil

A obra que será feita em parceria público-privada mobiliza um investimento de mil milhões de euros. A Mota-Engil apresentou um desconto de 0,5% face à prestação mensal proposta pela Secretaria de Parcerias em Investimento de São Paulo [para pagar à construtora], para os 68,4 milhões de euros, face aos 0% da concorrente espanhola Acciona Concesiones.
Mario Proenca/Bloomberg
9 Setembro 2025, 07h00

A Mota-Engil fechou a sessão bolsista portuguesa de segunda-feira com um disparo de 9,31%, para os 5,57 euros, devido a ter sido selecionada, na sexta-feira, para a construção do primeiro túnel submerso que vai ligar as cidades brasileiras de Santos e de Guarujá, obra que será feita em parceria público-privada e que mobiliza um investimento de mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual (6,8 biliões de reais).

A construtora portuguesa apresentou um desconto de 0,5% face à prestação mensal proposta pela Secretaria de Parcerias em Investimento de São Paulo [para pagar à construtora], para os 436,2 milhões de reais, ou 68,4 milhões de euros, face aos 0% da concorrente espanhola Acciona Concesiones.

A componente pública do investimento feito neste túnel atinge os 5,1 biliões de reais (800 milhões de euros), as despesas adicionais estão estimadas em 1,7 biliões de reais (266,5 milhões de euros), a receita tarifária deve ficar nos 2,3 biliões de reais (360 milhões de euros), a prestação [paga à construtora] fica nos 438 milhões de reais por ano após o início da obra (68,7 milhões de euros), de acordo com a Secretaria de Parcerias em Investimento de São Paulo. O contrato para a obra [o projeto está integrado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo] está previsto ser assinado no quatro trimestre deste ano.

A obra conquistada pela Mota-Engil envolve a construção, operação e manutenção do túnel, que terá a extensão de 1,5 quilómetros (870 metros submersos), num contrato com duração de 30 anos.

A conclusão da obra deve acontecer até 2030, e a abertura deve realizar-se em 2031, como admitiu o secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, à publicação brasileira G1.

Túnel vai reduzir duração da viagem entre cidades

Este túnel vai reduzir substancialmente o tempo de ligação entre as cidades de Santos e de Guarajá. De acordo com os cálculos da publicação brasileira G1 atualmente a viagem por barco dura entre 20 minutos e duas horas [consoante o tipo de barco utilizado na viagem], e por via terrestre atinge os 50 minutos. Com o túnel submerso esse tempo deve baixar para menos de dois minutos. Calcula-se que cerca de 78 mil pessoas façam diariamente a viagem entre as duas cidades.

Esta infraestrutura vai permitir também “o tráfego de veículos de passeio e de transporte público, além de caminhões, bicicletas (ciclovia) e pedestres”, salienta Secretaria de Parcerias em Investimento de São Paulo.

A Mota-Engil acabou por ser a cotada portuguesa que mais subiu no índice bolsista português (PSI) na sessão de segunda-feira. Seguiu-se os CTT com uma valorização de 2,68% para os 7,29 euros, e a Ibersol que avançou 1,45% para os 9,78 euros.

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