[weglot_switcher]

Fundação Manuel António da Mota e MGP dão 9.500 livros a bibliotecas nacionais

Fundação Manuel António da Mota e MGP celebram quatro anos de mecenato cultural com grande exposição no Porto e a Mota-Engil oferece 9.500 Livros às Bibliotecas Públicas.
Mota-Engil
17 Setembro 2025, 21h54

A Fundação Manuel António da Mota (FMAM) e a Mota Gestão e Participações (MGP) inauguraram, na galeria da FMAM, no Mercado do Bom Sucesso, a exposição “Romance com a Biblioteca – Os Livros Não se Rendem / Três Séculos de Economia Portuguesa”, que assinala a oferta de cerca de 9.500 exemplares de duas coleções de referência às bibliotecas públicas portuguesas.

A exposição reúne capas, sinopses, fotografias, críticas, testemunhos de bibliotecas e registos de lançamentos, transformando a galeria num espaço de memória e de inspiração para o futuro.

“Esta mostra é a celebração de um dos mais relevantes projetos de mecenato cultural em Portugal, através do qual a FMAM e a MGP viabilizaram e democratizaram o acesso a duas coleções essenciais: ‘Os Livros Não se Rendem’, que trouxe para o público português ensaios inéditos de grandes autores internacionais, e ‘Três Séculos de Economia Portuguesa’, cinco volumes que analisam a evolução económica do país, do Marquês de Pombal à integração europeia”, lê-se no comunicado.

De cada título publicado, 255 exemplares foram oferecidos à rede nacional de bibliotecas públicas, permitindo que leitores de todo o país tenham acesso gratuito a 32 ensaios e cinco volumes de história económica.

“Ao longo destes quatro anos a FMAM, não publicou apenas livros. Distribuiu conhecimento e oportunidades de leitura, reforçando o papel das bibliotecas como casas de liberdade e cidadania”, diz a Fundação.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.