As ações da farmacêutica dinamarquesa, Novo Nordisk, estão a disparar 7,14% nesta quarta-feira, depois da empresa revelar que os testes do seu medicamento contra a obesidade de administração diária única estão a mostrar uma redução de peso “significativa”.
Segundo a “CNBC”, os testes da terceira fase do medicamento mostram que este levou a que os pacientes com obesidade ou sobrepeso e com pelo menos uma comorbidade relacionada com o peso, tivessem uma redução média de peso de 16,6% após 64 semanas.
Martin Holst Lange, diretor científico da Novo Nordisk, afirmou que este tratamento oral ofereceu aos pacientes uma alternativa importante à injeção semanal já existente, o Wegovy.
“O nosso trabalho é mostrar que com o comprimido poderíamos ter a mesma eficácia, tolerância e segurança do que com o injetável. E foi isso que fizemos”, referiu, “isto significa que podemos oferecer aos nossos pacientes a escolha entre o comprimido e o injetável, e isso vai fazer alguma diferença para alguns pacientes”, salientou.
Atualmente o comprimido está sob análise da Administração de Alimentos e Medicamentos norte-americana (FDA), sendo esperado que a decisão seja tomada no quarto trimestre deste ano.
Caso seja aprovado, a empresa referiu que o medicamento vai ser fabricado nos Estados Unidos, numa altura em que a administração Trump tem pressionado as farmacêuticas para intensificarem os seus investimentos no país.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com