[weglot_switcher]

‘Portugal Sou Eu’ aproxima-se do setor energético e hídrico

O programa participa na ENERH2O – uma feira dedicada à energia e à água – que acontece na Exponor, em Matosinhos, com o objetivo de sensibilizar empresas para a importância da sustentabilidade.
24 Setembro 2025, 11h46

O programa Portugal Sou Eu participa, esta quarta e quinta-feira, na ENERH2O – uma feira dedicada à energia e à água – que acontece na Exponor, em Matosinhos, com o objetivo de sensibilizar empresas e visitantes para a importância da sustentabilidade e divulgar os benefícios da adesão ao programa.

A iniciativa, refere comunicado sobre o assunto, visa aproximar o Portugal Sou Eu de um setor estratégico, onde ainda não existem empresas aderentes ao programa, incentivando a integração de práticas responsáveis e contribuindo para o reforço da competitividade nacional.

No espaço dedicado ao programa, os participantes terão oportunidade de conhecer melhor os objetivos do Portugal Sou Eu, através de ações de interação e passatempos, que demonstram de forma prática como a adesão ao programa pode impulsionar as empresas e gerar valor para a economia portuguesa.

A ENERH2O constitui um ponto de encontro entre empresas líderes de mercado e start-ups inovadoras, apresentando soluções e tecnologias de última geração na área da energia e da água. O evento destaca a eficiência energética, as energias renováveis e a gestão sustentável dos recursos hídricos, promovendo o debate e a partilha de conhecimento num setor em constante transformação.

O programa Portugal Sou Eu foi lançado em dezembro de 2012 pelo Governo de Portugal para dinamizar a competitividade das empresas portuguesas, promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego e contribuir para o crescimento sustentado da economia.

Dirigido ao setor Primário, Indústria, Serviços, Artesanato, Comércio a Retalho e por Grosso, Restauração e Alojamento com Restauração, o Portugal Sou Eu sinaliza, através da atribuição do selo, os produtos e serviços que geram valor em Portugal.

O programa Portugal Sou Eu tem mais de 4500 empresas registadas, das quais cerca de duas mil com processo de adesão concluído.

Com o selo Portugal Sou Eu estão qualificados mais de 19500 produtos e serviços que, no conjunto, representam um volume de negócios agregado superior a 12 mil milhões de euros. A maioria dos produtos tem marcas registadas, sendo que 57% são do setor da alimentação e bebidas e 23% correspondem às atividades de artesanato.

São várias as figuras públicas – que aceitaram o convite do Ministério da Economia para serem Embaixadoras do Portugal Sou Eu – que contribuem com o seu testemunho para divulgar o programa: Carlos Coelho, Carolina Piteira, Cláudia Vieira, Cristina Ferreira, Cuca Roseta, D.A.M.A, Fátima Lopes, Fernanda Freitas, Fernando Gomes, Filipa Gomes, Gonçalo Gago da Câmara, Henrique Sá Pessoa, Inês Castel Branco, José Luís Peixoto, Júlio Isidro, Júlio Magalhães, Justa Nobre, Luís Buchinho, Luís Onofre, Nelson Évora, Rosa Mota e Vítor Sobral.

O programa, cofinanciado pelo Compete 2030, Portugal 2030 através da União Europeia, é gerido por um Órgão de Gestão formado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.