Em agosto de 2025, a dívida pública, na ótica de Maastricht, aumentou 0,3 mil milhões de euros, para 288,4 mil milhões de euros, anunciou o Banco de Portugal. Este é o valor mais alto desde 2020.
Esta variação refletiu o aumento dos empréstimos (+0,5 mil milhões de euros) — em resultado, sobretudo, do recebimento de uma nova tranche do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) — e dos certificados de aforro (+0,3 mil milhões de euros).
Esta evolução foi parcialmente compensada pela diminuição dos títulos de dívida (-0,4 mil milhões de euros) e dos certificados do Tesouro (-0,2 mil milhões de euros), explica o banco central.
A dívida pública líquida do que foi depositado (portanto não foi gasto em despesa do Estado), ascendeu a 259,2 mil milhões.
O banco central revela que os ativos em depósitos das administrações públicas totalizaram 29,2 mil milhões de euros, o que corresponde a uma subida de 0,3 mil milhões de euros relativamente a julho.
“Deduzida desses depósitos, a dívida pública diminuiu 0,1 mil milhões de euros face a julho, para 259,2 mil milhões de euros”, lê-se na nota do Banco de Portugal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com