[weglot_switcher]

Fim do desconto sobre ISP? “Haverá aumento da carga fiscal sobre os combustíveis”

Governo já sinalizou que pretende acabar com desconto no ISP por pressão de Bruxelas.
21 Outubro 2025, 18h29

O fim do desconto sobre o ISP vai provocar um aumento da carga fiscal sobre os combustíveis, alertou hoje o fiscalista Amílcar Nunes.

Bruxelas entende que este desconto é um “auxílio estatal” e o Governo português “tem sofrido uma pressão muito grande” para cancelar este desconto que atinge os 13 cêntimos na gasolina e os 12 cêntimos no gasóleo, disse o partner da EY.

O Governo já indicou que a sua ideia é aproveitar para reduzir o desconto num momento em que o petróleo está em níveis mais baixos, mas para que não haja dúvidas do seu efeito: “isto vai aumentar a carga fiscal sobre os combustíveis. Se retirarmos este elemento-tampão, isto vai aumentar a carga fiscal”.

“Haverá um efeito de aumento da carga fiscal sobre os combustíveis. Portugal está acima da média europeia”, em termos da carga fiscal sobre os combustíveis, apontou, com o país a registar um peso de 50% dos impostos no gasóleo e de mais de 50% na gasolina, afirmou na conferência sobre o Orçamento do Estado 2026 organizada pelo JE e pela EY.

A proposta para o Orçamento do Estado para 2026 não prevê uma alteração das taxas nos Impostos Especiais sobre o Consumo (IEC), sinalizou Amílcar Nunes.

“Menos acaba por ser mais. Neste OE, tal como em 2025, não temos qualquer aumento de taxas, não temos indexação a inflação, nem temos aumentos de componentes especificas. A receita cresce, não resulta do aumento de taxas, resulta do aumento do consumo. Ficámos perplexos, não estamos habituados a que não haja aumento de taxas dois anos consecutivos. É possível aumentar a receita, sem aumentar as taxas”, segundo o especialista fiscal.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.