Várias personalidades já exigiram publicamente que Joe Berardo fique sem as suas condecorações, depois da polémica audição na comissão parlamentar à Caixa Geral de Depósitos na sexta-feira, 10 de maio. Mas além das duas condecorações em Portugal, o empresário detém o grau de Cavaleiro da Legião de Honra em França.
Joe Berardo foi condecorado em 2005 com a insígnia de “Cavaleiro da Legião de Honra”, pelo embaixador francês em Portugal da altura, Patrick Gautrat, em representação do presidente Jacques Chirac, em reconhecimento do seu papel como colecionador de arte. Assim, mesmo que os títulos de Comendador e de Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique lhe sejam retirados pelo Chefe do Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, Berardo continuará a ser portador da mais alta condecoração de França, criada há mais de 200 anos por Napoleão Bonaparte. O grau de Cavaleiro é o menos importante na hierarquia da Ordem Nacional da Legião de Honra, que foi criada em 1802 para distinguir o mérito na vida civil e no serviço militar. Além de Berardo, outros portugueses foram distinguidos com a Legião de Honra, incluindo os ex-Presidentes Mário Soares e Jorge Sampaio.
O certo é que, em Portugal, o título de Berardo está debaixo de fogo. O cabeça-de-lista do CDS-PP às eleições europeias, Nuno Melo, foi o primeiro a pedir “que se reavalie a condecoração a Joe Berardo. Não merece ser comendador de coisa nenhuma”, além de que é necessário uma meditação “sobre a ligeireza com que se condecoram pessoas em Portugal”.
José Miguel Júdice foi o segundo a defender que Marcelo Rebelo de Sousa retire a condecoração ao comendador porque não aceita “fazer parte de uma ordem muito prestigiada em que tenho como companheiro de caminho o senhor Berardo”.
Entretanto, Rui Rio e Marisa Matias também já manifestaram publicamente o seu desagrado com a situação do empresário. O presidente do PSD afirmou que concorda “plenamente” que a condecoração seja retirada e que “devíamos alargar e ver se não estão mais alguns a jeito para acontecer coisa parecida”.
Tal como o candidato às europeias do CDS-PP sublinhou, o empresário Joe Berardo tem duas condecorações, uma que remonta a 1985 com o título de “Comendador da Ordem Infante Dom Henrique” pelas mãos do então Presidente da República Ramalho Eanes. A outra já lhe foi entregue nos anos 2000, mais precisamente em 2004, pelo Presidente Jorge Sampaio, com a condecoração de “Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com