O défice da balança de bens aumentou 1.245 milhões de euros enquanto que o da balança de serviços cresceu para 32 milhões de euros, escreve o Banco de Portugal, esta terça-feira.
Até março de 2019, o saldo conjunto das balanças corrente e de capital fixou-se em menos 1.231 milhões de euros, comparativamente ao défice de 78 milhões de euros em igual período de 2018, sendo que “para esta evolução contribuíram, sobretudo, a balança de bens e a balança de rendimento primário”, lê-se na nota.
Segundo os dados do BdP, relativamente às estatísticas da balança de pagamentos relativas a março de 2019, nos primeiros três meses do ano, as exportações de bens e serviços cresceram 4,8% e as importações aumentaram 10,5%.
O défice da balança de rendimento primário aumentou 113 milhões de euros relativamente ao período homólogo, para 492 milhões de euros. Esta variação resultou da diminuição dos rendimentos recebidos do exterior, que foi parcialmente compensada pela diminuição dos juros pagos a entidades não residentes.
Até março de 2019, o saldo da balança financeira registou uma redução dos ativos líquidos de Portugal face ao exterior de 666 milhões de euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com