A ministra do Ambiente e da Energia foi convocada pela Presidência dinamarquesa da União Europeia (EU) para negociadora europeia para a área da tecnologia na COP30.
“A tecnologia é um dos pilares decisivos para acelerar a ação climática global e para garantir que todos, sobretudo os mais vulneráveis, têm acesso a soluções eficazes e acessíveis. Na COP30, trabalharei com determinação para que a Europa fale a uma só voz e para que construamos compromissos ambiciosos, realistas e baseados no conhecimento científico”, disse hoje Maria da Graça Carvalho.
A ministra portuguesa vai integrar a equipa de negociadores europeus na conferência do clima da ONU que decorre no Brasil, relativamente a tecnologias de mitigação e adaptação, financiamento tecnológico, mecanismos de transferência de tecnologia, cooperação com países em desenvolvimento e instrumentos de apoio à inovação climática.
O comunicado da tutela destaca o “consenso alargado entre os Estados-Membros quanto à experiência da Ministra portuguesa nas áreas da ciência, inovação e políticas climáticas e o seu percurso como negociadora internacional nas áreas do clima”. Maria da Graça Carvalho foi relatora de vários diplomas enquanto eurodeputada.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com