O Portal da Queixa identificou um agravamento da insatisfação dos cidadãos com a AIMA. O número de reclamações continua a aumentar— já são cerca de 2.000 este ano.
Segundo o Portal da Queixa “entre 1 de janeiro e 19 de novembro de 2025, foram registadas 1847 reclamaçõescontra a Agência, face às 1735 registadas no mesmo período de 2024, traduzindo um aumento de 6,46%. Já a evolução trimestral expõe uma tendência crescente de pressão sobre os serviços: +17,97% no 2.º trimestre de 2025; +45,41% no 3.º trimestre de 2025 e +46,61% em setembro de 2025 face ao mesmo mês de 2024”.
Quanto aos motivos, persistem problemas estruturais: “Problemas Administrativos e Técnicos (41,53%), onde são referidos erros em processos, falhas nos sistemas informáticos, problemas com websites e documentação”.
“Seguem-se os problemas de atendimento e comunicação (22,14%). São casos que denunciam a dificuldade em obter informação, respostas insuficientes ou inexistentes, falhas no apoio ao cliente”, detalhou o Portal da Queixa.
Já os “atrasos e Falhas de Horário (19,06%), reportam-se à espera prolongada por marcações, incumprimento de prazos, ausência de datas para recolha de dados biométricos ou emissão de documentos”. “Os restantes motivos de reclamação incluem problemas financeiros (6,33%), qualidade do serviço (6,06%) e questões legais e de segurança (4,87%)”, acrescentou.
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