[weglot_switcher]

Prémio BPI Fundação la Caixa Seniores atribui 1,4 milhões a 31 projetos sociais

O Banco BPI e a Fundação la Caixa atribuíram um valor global de 1.419.740 euros [1,4 milhões de euros] a 31 projetos de instituições sociais, dirigidos a seniores.
21 Novembro 2025, 23h48

O Banco BPI e a Fundação la Caixa atribuíram um valor global de 1.419.740 euros [1,4 milhões de euros] a 31 projetos de instituições sociais, dirigidos a seniores.

Entre os premiados, encontram-se, entre outros, projetos de coabitação intergeracional ou de Walking Handball, e respostas sociais em áreas prioritárias como os serviços domiciliários, atividades artísticas e culturais, capacitação de cuidadores, literacia digital, promoção e prevenção em saúde e redes de apoio voluntário.

Os projetos vencedores do Prémio Seniores recebem, em média, 45.798 euros para apoiar, no total, 2.686 beneficiários. O objetivo é apoiar respostas sociais dirigidas à promoção do envelhecimento ativo e saudável, em casa e na comunidade, e à prevenção de situações de fragilidade de forma a melhorar a qualidade de vida deste segmento da população.

Desde o lançamento em 2013 e até 2025, foram apoiados, no total das treze edições, 396 projetos no valor de 11,7 milhões de euros, beneficiando mais de 77.500 seniores em situação de vulnerabilidade.

Os Prémios BPI Fundação la Caixa 2025 – Infância, Solidário, Seniores e Capacitar – têm uma dotação total de 5 milhões de euros para apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social, refere a instituição.

A seleção das candidaturas vencedoras é realizada em três fases. Há uma avaliação técnica e objetiva dos projetos e das linhas prioritárias estabelecidas; depois há um  exame complementar por um grupo de mais de duas dezenas de avaliadores voluntários do BPI que reúnem com todas as entidades que passam à 2ª fase de avaliação; e por fim a seleção dos projetos vencedores por um júri presidido pelo sociólogo Professor António Barreto.

Desde 2010, no total das 48 edições concluídas, foram atribuídos mais de 41,2 milhões a 1.263 projetos que promovem a inclusão social para apoiar mais de 271 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.