A Hewlett Packard Enterprise (HPE) e a Nvidia anunciaram esta segunda-feira a primeira Factory Lab (fábrica laboratorial na tradução livre portuguesa) ligada à inteligência artificial (IA) na União Europeia, que ficará situado em Grenoble (França), com o objetivo de auxiliar clientes no teste e validação das suas fábricas de inteligência artificial autónomas. A infraestrutura deve estar disponível no segundo trimestre de 2026.
As duas empresas apresentaram também soluções para fábricas de inteligência artificial seguras e escaláveis e também uma nova interligação de centros de dados de inteligência artificial para otimizar o “desempenho das cargas de trabalho de inteligência artificial em clusters que operam” a longas distâncias ou em múltiplas nuvens.
“A HPE e a Nvidia continuam a fornecer a base para fábricas de IA seguras em qualquer escala, com novas inovações que oferecem uma maior gama de desempenho para cargas de trabalho mais diversas do que nunca. Juntas, a HPE e a Nvidia estão a demonstrar os nossos pontos fortes únicos para fornecer infraestruturas de inteligência artificial verdadeiramente completas que oferecem às empresas uma maior gama de desempenho para cargas de trabalho mais diversas”, disse o presidente e CEO da HPE, Antonio Neri.
“Toda a nação e empresa precisa de ser dona da produção da sua inteligência. Estamos a transformar o data center (centros de dados) numa fábrica de IA — uma fábrica de produção para a nova revolução industrial — e, ao implementar o conjunto completo de computação acelerada Nvidia e redes Ethernet Spectrum-X com a HPE, estamos a criar o modelo para IA soberana. O novo AI Factory Lab oferece uma plataforma onde os clientes podem transformar dados em valor, de forma segura e em escala”, acrescentou o fundador e CEO da Nvidia, Jensen Huang.
O laboratório vai estar equipado com o software Nvidia AI Enterprise, pronto para utilização governamental, servidores HPE, routers HPE Juniper Networking das séries PTX e MX, computação acelerada da Nvidia, rede Ethernet Nvidia Spectrum-X e armazenamento HPE Alletra.
“Este novo ambiente laboratorial permitirá também aos clientes validar o desempenho da infraestrutura localizada e em funcionamento na União Europeia, concebida para suportar a inteligência artificial à escala para a região, ajudando a satisfazer as necessidades de soberania de dados e conformidade regulamentar das empresas globais que operam na União Europeia. A HPE está também em parceria com a Carbon3.ai para lançar um Laboratório Privado de inteligência artificial em Manchester, Reino Unido, concebido para acelerar a adoção de inteligência artificial por empresas britânicas e construído com base no HPE Private Cloud AI, no pacote de software Nvidia AI Enterprise e com a infraestrutura Nvidia AI”, referem as duas organizações.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com