[weglot_switcher]

Carmo & Cerqueira apoia admissão do ETF “eNOVA Active Core Ultra Short Term Fund” na Bolsa de Frankfurt

Esta abordagem segue a mesma linha de atuação já demonstrada em operações anteriores lideradas pela Carmo & Cerqueira, nomeadamente a admissão do BlueCrow Growth Fund I na Euronext Access Lisboa e o reconhecimento como primeiro Sponsor português acreditado como Fund Sponsor na Euronext Dublin.
bolsa
5 Dezembro 2025, 00h06

A Carmo & Cerqueira (C.), sociedade de revisores oficiais de contas com sede em Vila Nova de Gaia e presença crescente em Lisboa, concluiu com sucesso o processo de listagem do eNOVA Active Core EUR Ultra Short Term Fund UCITS ETF na Xetra, mercado operado pela Deutsche Börse.

Esta abordagem segue a mesma linha de atuação já demonstrada em operações anteriores lideradas pela Carmo & Cerqueira, nomeadamente a admissão do BlueCrow Growth Fund I na Euronext Access Lisboa e o reconhecimento como primeiro Sponsor português acreditado como Fund Sponsor na Euronext Dublin.

O eNOVA Active Core EUR Ultra Short Term Fund UCITS ETF é um fundo de investimento que investe principalmente em títulos de dívida de curto prazo com elevada qualidade de crédito (rating mínimo de AA-/Aa3) e denominados em euros, procurando preservar o capital e gerar um rendimento modesto. É um ETF (Fundo de Troca Negociado), o que significa que pode ser comprado e vendido em bolsas de valores como se fossem ações.

O ETF agora admitido em Frankfurt é gerido pela Active Core Asset Management, em parceria com o HAFS Group, e investe em obrigações de curto prazo com classificação investment grade, privilegiando liquidez, maturidades entre 0 e 14 meses e uma estratégia assente em análise fundamental bottom-up.

Esta operação marca a primeira vez que a sociedade portuguesa atua como listing sponsor num processo de admissão na bolsa alemã.

“Este é um marco relevante para a C., não apenas pela dimensão do mercado alemão, mas por representar mais um passo na nossa consolidação europeia enquanto parceiros de referência para operações transfronteiriças em mercado de capitais”, afirma José Carmo, partner da Carmo & Cerqueira. “Depois de Dublin e Lisboa, acompanhamos agora a entrada deste fundo na Deutsche Börse, reforçando a confiança no rigor técnico da consultora portuguesa e na capacidade de entregar processos sólidos num contexto internacional.”

A operação surge após a colaboração bem-sucedida com um parceiro irlandês na sequência da credenciação da Carmo & Cerqueira como Fund Sponsor na Euronext Dublin, reforçando a confiança internacional na capacidade técnica e no rigor regulatório da consultora portuguesa.

A Carmo & Cerqueira diz que prossegue, assim, o seu caminho de expansão europeia, consolidando um posicionamento que a tem colocado como ponte entre emissores internacionais e as principais praças financeiras do continente.

A C. foi responsável pelo acompanhamento integral do processo de listing, incluindo a coordenação com as equipas da Deutsche Börse, a preparação e revisão técnica da documentação exigida e a verificação da conformidade com os requisitos aplicáveis à admissão de fundos ativos na Xetra. A sua intervenção contemplou ainda a avaliação da consistência, integridade e clareza das informações disponibilizadas ao mercado, em linha com as melhores práticas europeias.

A consultora, que já apoia grande parte das PME nacionais na entrada em mercado em Lisboa, encontra-se atualmente numa fase de crescimento estratégico suportado por fusões e aquisições na região de Lisboa, reforçando o eixo Porto–Lisboa e abrindo novas oportunidades de internacionalização.

“O nosso objetivo é continuar a apoiar emissores que procuram aproximar-se dos mercados financeiros europeus, trazendo para Portugal projetos de referência e contribuindo para a credibilização das PME e fundos nacionais e internacionais perante investidores institucionais”, conclui José Carmo, partner da Carmo & Cerqueira.

A Carmo & Cerqueira é uma empresa de serviços financeiros que presta consultoria nas áreas de auditoria, fiscalidade e consultoria de gestão.

 


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.