Nuno Morais Sarmento demitiu-se da presidência da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD), anunciou hoje a instituição.
Nomeado para o cargo por Luís Montenegro, o advogado esteve 16 meses à frente da Fundação onde “procedeu a uma vasta reorganização interna, procurando, por um lado, transformar a FLAD numa casa aberta e mais próxima dos cidadãos; e por outro, preparando-a para os novos tempos e os avanços tecnológicos em particular os desafios colocados pela inteligência artificial” segundo a FLAD.
A Fundação explica que este ano serão celebrados os 250 anos da Independência dos Estados Unidos da América, que “serão de grande exigência, obrigando a um elevado número de viagens de longo alcance, como é o caso das viagens para os EUA”.
“Face a tudo o atrás exposto, e à exigência do cargo, o Dr. Nuno Morais Sarmento entendeu, não poder neste momento, garantir as condições pessoais e de saúde necessárias à sua completa realização. Por este motivo o Presidente da FLAD pediu para cessar as atuais funções”, pode-se ler na nota hoje publicada.
Antigo ministro de Estado e da Presidência de Durão Barroso e de Santana Lopes, Morais Sarmento foi também vice-presidente do PSD.
Sofreu com um cancro do pâncreas nos últimos anos tendo sido hospitalizado e sujeito a cirurgias.
A FLAD destaca que Morais Sarmento “conduziu as comemorações dos 40 anos da FLAD que terminaram com um espetáculo memorável no Carnegie Hall em Nova Iorque, juntando de forma inédita uma grande parte da comunidade lusodescendente”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com