Os futuros do gás natural norte-americano sofreram esta segunda-feira um disparo de 18%. A tempestade que afeta o território norte-americano, que já levou ao cancelamento de milhares de voos no fim-de-semana e à perda de energia em milhares de lares norte-americanos, é o catalisador desta subida no preço. Esta é a primeira-vez que o gás natural é transacionado acima dos seis dólares desde finais de 2022.
Esta segunda-feira os futuros de gás natural, para ser entregue me fevereiro, subiram 18,6%, para os 6,26 dólares por milhão de unidades térmicas britânicas (MMBtu). A tempestade Fern que afeta o território norte-americano, e que justifica este disparo no preço do gás natural, já levou a que mais de 822 mil clientes ficassem sem energia, pelas contas mais recentes da CNBC, que adianta também que a vaga de frio, pode afetar pelo menos 180 milhões de pessoas em 37 estados.
Na terça-feira da semana passada o gás natural norte-americano já tinha sofrido um disparo superior a 20% influenciado pelas temperaturas baixas sentidas nos Estados Unidos, as tensões geopolíticas, e as ameaças do Presidente norte-americano, Donald Trump.
Este domingo, refere a CNBC, foram cancelados mais de 12.500 voos nos Estados Unidos, e para esta segunda-feira estão cancelados pelo menos mais outros 3.965, devido à tempestade que tem afetado o território norte-americano.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com