[weglot_switcher]

Tecnifreza investe 2,1 milhões para aumentar capacidade

O projeto vai permitir criar 14 postos de trabalho e aumentar em 3% a produção de moldes até 2021, tendo como principal foco o mercado internacional.
30 Julho 2019, 07h36

A Tecnifreza, empresa do Grupo WeMold, vai investir 2,1 milhões de euros no aumento da capacidade produtiva e de transformação digital, ao abrigo do Novo Sistema de Incentivos à Inovação.

Segundo um comunicado da empresa, “o projeto vai permitir criar 14 postos de trabalho e aumentar em 3% a produção de moldes até 2021, tendo como principal foco o mercado internacional”.

“A Tecnifreza tem investido de forma contínua o aumento da sua capacidade e qualidade produtiva, de forma a responder aos desafios do mercado e manter a liderança na área dos moldes técnicos e micromoldes. Com o novo projeto de investimento, que deverá estar concluído nos próximos três anos, a empresa espera aumentar o volume de negócios em mais de 20% e aumentar as suas exportações em mais de 6%”, revela um comunicado da empresa.

Este projeto, denominado ‘SaleUP&i4.0 – Capacity Expansion and Digital Transformation’, “prevê a aquisição de novas máquinas para a produção de moldes de pequenos porte (até duas toneladas) e de precisão, com especificações ao mícron (0,001 milímetros) para a indústria automóvel, médica e eletrónica, bem como um aumento da área produtiva em 690 metros quadrados para alojas as novas máquinas e dar resposta ao desafio de aumentar o número de moldes produzidos. O investimento previsto inclui ainda a transformação digital da fábrica através da automação, conectividade e desenvolvimento de um sistema de informação,assim como uma resposta à transição energética através da adoção de painéis fotovoltaicos”, explica o referido comunicado.

A Tecnifreza dedica-se desde 1989 ao fabrico de moldes técnicos de pequena dimensão, até quatro toneladas, dirigidos aos setores automóvel, elétrico, eletrónico, médico, ótico e de embalagem.

A empresa tem cerca de 90 colaboradores e possui cerca de 65 equipamentos de apoio à produção fabril, “o que permite até à data uma produção média de 120 moldes anuais”.

Em 2017, a Tecnifreza foi adquirida por um fundo de investimento gerido pela Atena Equity Partners, “que assumiu um mandato de crescimento, diferenciação e internacionalização, procurando evoluir num modelo de negócios mais ambicioso”.

“A Tecnifreza tornou-se, assim, parte integrante do WeMold Group, que visa agregar as valências e exeriências complementares de empresas da indústria dos moldes e da qual também fazem parte a E&T – Engineering And Tooling, a AFR – Moldes e a Planitec Moldes Técnicos”, adianta o referido comunicado, acrescentando que “o WeMold Group constitui-se hoje como um ‘one stop shop’ na indústria dos moldes, tendo aumentado o seu grau de penetração no mercado a nível internacional”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.