O piloto holandês da Red Bull Aston Martin Formula One Team, Max Verstappen, conseguiu este sábado a primeira ‘pole position’ da (ainda curta) carreira para o Grande Prémio da Húngria,.
O facto de ser a primeira ‘pole position’ do piloto de 21 anos na modalidade – onde se estreou com apenas 17 anos, sendo o mais novo piloto de sempre a correr no campeonato mundial de Fórmula 1 – faz dele o centésimo piloto diferente a partir do primeiro lugar na história da competição, que se iniciou em 1955, no Grande Prémio do Mónaco.
Filho do antigo piloto Jos Verstappen, Max realizou uma volta-canhão no circuito de Hungaroring em 1’14’572, batendo assim a concorrência veloz dos dois Mercedes, pilotados pelo líder do campeonato do mundo e cinco vezes campeão mundial, Lewis Hamilton, e o finlandês, Valtteri Bottas.
Com esta ‘pole position’, foi a ainda a primeira vez na história que um carro com o número 33 conseguiu qualificar-se em primeiro lugar para um Grande Prémio. À exceção do número 13, todos os números entre 1 e 32 já estampados em monolugares conseguiram qualificar-se para uma corrida no primeiro lugar.
Max Verstappen coloca-se assim ao lado das maiores figuras da história da Fórmula 1 que conquistaram a ‘pole position’ na Hungria. O brasileiro Ayrton Senna tem três, o alemão Michael Schumacher tem sete e o britânico Lewis Hamilton tem seis.
Os recordes parecem acompanhar o piloto holandês na Fórmula 1. Além de ser o mais novo de sempre a participar no campeonato do mundo, tornou-se ainda no piloto mais jovem de sempre a pontuar, com 18 anos e 228 dias. Max Verstappen já participou em 92 Grandes Prémios, tem 26 pódios, seis voltas mais rápidas em corrida e sete vitórias.
O Grande Prémio da Hungria realiza-se este domingo às 14h00 horas portuguesas. À entrada para a décima-segunda prova do campeonato do mundo, Lewis Hamilton segue isolado na frente do campeonato com 225 pontos, seguido de Valtteri Bottas. Max Verstappen, que procura a oitava vitória na categoria máxima do desporto motorizado, está em terceiro lugar, com 162 pontos.
A época não tem corrido bem para a Ferrari, que ainda não venceu nenhuma prova esta ano. Apesar de terem um motor mais potente que os homens da Mercedes, dando-lhes vantagem em linha-recta, perdem nas curvas lentas.
O melhor que os homens liderados por Mattia Binotto, o team principal da Ferrari, foram três segundos lugares. Sebastien Vettel, tetracampeão mundial, não ganha uma corrida desde 2018, e o seu companheiro de equipa, o monegasco Charles Leclerc, apesar de ter conquistado duas ‘pole positions’ este ano, deixou a vitória fugir no Bahrain e na Áustria.
No entanto, se Charles Leclerc tiver ritmo de corrida e vencer o Grande Prémio da Hungria no domingo, tornar-se-à no centésimo piloto da história da F1 a vencer uma corrida na categoria rainha do desporto automóvel.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com