A fatura das telecomunicações vai sofrer alterações. A medida determinada pela Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) exige faturas mais detalhadas, oferecendo maior transparência ao consumidor. Apesar de a medida já ter entrado em vigor, deverá ser o consumidor a manifestar interesse em receber a fatura dos “detalhes mínimos”.
Em que consiste a nova fatura enviada pelas empresas de telecomunicações? O simulador e comparador de preços de electricidade e gás natural Selectra.pt explica as novidades.
De forma a reduzir o número de reclamações neste sector, a reguladora dos serviços de telecomunicações implementou uma nova regra às operadoras do mercado: o envio de uma nova fatura, mais detalhada e orientativa para o consumidor.
As empresas de telecomunicações passarão a ter de indicar na fatura algumas informações mais relevantes, que até à data não estavam disponíveis.
Uma das informaçõs mais importantes, é o tempo do período de fidelização. A maioria dos consumidores não tem conhecimento do tempo que ainda lhe resta para finalizar o contrato, nem dos custos associados ao cancelamento do mesmo antes desse prazo terminar. Assim, esta informação é de carácter obrigatório.
Outros elementos obrigatórios presentes na fatura são os custos associados ao equipamento que gera o serviço, e ainda elementos do aluguer do equipamento.
Uma das grandes novidades desta alteração é a possibilidade de os clientes reclamarem os valores cobrados, e como fazê-lo,
Além disso, a nova fatura deverá tranquilizar o cliente com a informação de que não haverá suspensão do serviço enquanto houver uma reclamação a ser analisada.
Acertos de facturação, débitos, créditos e ainda o código de validação da portabilidade, são dados que também irão compor a nova fatura de detalhes mínimos.
A nova lei já está em vigor, mas aqueles que pretendam começar a receber a nova fatura, deverão solicitar a mesma à empresa prestadora do serviço. O envio das novas faturas poderá não ser automático. No entanto, é gratuita independentemente de ser enviada por correio ou email.
Esta regra surge numa altura em que o setor das telecomunicações tem sido alvo de milhares de reclamações pela falta de informação e transparência por parte dos operadores.
A maioria dos consumidores queixa-se dos elevados gastos presentes na fatura, já que apresenta, em muitos casos, um valor muitas vezes superior ao da fatura da eletricidade e do gás natural, por exemplo, limitando assim o orçamento familiar.
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