A empresa Philip Morris International e o grupo Altria, ambas tabaqueiras, anunciaram esta terça-feira, 27 de agosto, que estão a ponderar uma fusão de ações, noticia a agência Reuters. Caso a fusão aconteça, os gigantes das tabaqueiras voltam a reunir-se ao fim de mais de uma década.
As tabaqueiras que detém marcas como a Marlboro e L&M afirmam em comunicado oficial que o anúncio não pode ser encarado como uma confirmação de fusão, mas somente como uma possibilidade de acordo.
Em 2008, a Altria realizou uma divisão nos seus negócios, sendo que a Philip Morris Internacional foi separada do restante grupo, cujo objetivo seria fomentar o crescimento desta unidade. Assim, a Philip Morris International ficou com o mercado internacional, onde se inclui Portugal com cerca de 700 trabalhadores, e a Altria gere as operações nos Estados Unidos.
As ações da Altria estão a subir mais de 6%, para mais de 50 euros, enquanto a Philip Morris International já caiu mais de 10% para os 69 euros. De acordo com a Reuters, a fusão entre os dois iria criar uma empresa, cujo valor de mercado iria superar os 200 mil milhões de dólares (180,2 mil milhões de euros).
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com