Elisa Ferreira foi escolhida para comissária europeia com a pasta da Coesão e Reformas. A escolha foi anunciada esta terça-feira, 10 de setembro, pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Agora, o futuro colégio de comissários europeus ainda vai ter de receber o aval do Parlamento Europeu. Dos 26 nomes escolhidos, 14 são homens, 13 são mulheres, num colégio mais equilibrado em termos de paridade do género.
Elisa Ferreira ocupa o cargo de administradora do Banco de Portugal desde 2016, e de vice-governadora do Banco de Portugal desde setembro de 2017. No Banco de Portugal, Elsia Ferreira é responsável pelo Departamento de Supervisão Prudencial, e representa o Banco de Portugal no Conselho de Supervisão do BCE. Anteriormente, foi eurodeputada pelo PS e fez parte dos dois governos de António Guterres (PS).
Sobre a escolha de Elisa Ferreira, o primeiro-ministro já tinha garantido que iria assumir uma pasta “importante para Portugal”.
O Presidente da República considera que Elisa Ferreira é “um nome muito bom” para representar Portugal na Comissão Europeia, possuindo “uma experiência europeia de excelência”.
“Tem uma experiência europeia de excelência, como deputada e no conhecimento dos assuntos europeus”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa a 29 de agosto, citado pela Lusa.
Outros nomes também já foram anunciados: a Comissão Europeia vai contar com três vice-presidentes executivos: a dinamarques Margrethe Vestager, vai continuar como comissária para a concorrência, e com poderes sobre a agenda digital; Frans Timmermans, vai coordenar o European Green Deal, o pacote de estímulos económicos para combater as alterações climáticas; Valdis Dombrovkis, vai ser comissário para os serviços financeiros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com