Começou uma nova fase de candidaturas ao programa de apoio Porta 65 Jovem. O programa de apoio financeiro ao arrendamento jovem arrancou na passada segunda-feira, 16 de setembro, e termina no dia 4 de outubro.
O programa serve para os jovens até aos 35 anos arrendarem casa e receber uma percentagem do valor da renda. O objetivo da Porta 65 Jovem é promover a emancipação dos jovens e a dinamização do mercado de arrendamento.
Podem candidatar-se casais legalmente casados ou em união de facto, sendo que um dos elementos pode ter até 37 anos. Os colegas de faculdade que vivam juntos e partilhem casa podem candidatar-se ao programa desde que se trate de uma habitação permanente.
A renda que os jovens entre os 18 e 35 anos paguem não pode ultrapassar a renda máxima admitida na zona onde está localizada a habitação e tem de estar em concordância com a tipologia da habitação. O valor da renda não pode ter um valor superior a 60% do rendimento médio mensal bruto do agregado familiar.
Para se candidatarem ao programa de arrendamento jovem, os candidatos devem ser titulares do contrato de arrendamento e a morada fiscal de todos os membros do agregados tem de ser a da casa que vai ser financiada pelo programa.
Nenhum dos jovens arrendatários pode ser parente do senhorio nem proprietário, além que o rendimento mensal do agregado não pode ser superior a quatro vezes o valor da renda máxima permitida para cada zona, nem exceder o salário mínimo.
Este apoio financeiro não pode ser acumulado com outro apoio financeiro público à habitação, nem ter dívidas do programa do Incentivo ao Arrendamento Jovem ou Porta 65 Jovem. A candidatura aprovada tem a duração de 12 meses e pode ser prolongado por um período máximo de cinco anos.
Respostas rápidas: Porta 65 arranca hoje. Sabe como pode candidatar-se?
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com