Hoje, dia 1 de outubro, assinalamos o DIA INTERNACIONAL DO IDOSO.
Os seniores estão a tornar-se, cada vez mais, “alvos fáceis” de práticas comerciais desleais, vulgarmente conhecidas por vendas agressivas.
Estas vendas dirigem-se especialmente a estes consumidores, pois têm maior vulnerabilidade, menos informação e, utilizando-se estratégias comerciais, são facilmente coagidos a comprar produtos ou serviços que não desejam.
Alertamos para uma das práticas mais conhecida e denunciada na nossa associação.
As viagens promovidas pelas entidades que organizam estas excursões apresentam preços mais vantajosos por terem incluídas demonstrações de determinados produtos. No entanto, e embora o consumidor não seja obrigado a comprar, nestas demonstrações, de presença obrigatória, são utilizadas práticas agressivas de venda, levando-o a adquirir bens que não necessita a preços muito elevados.
As reclamações prendem-se com a entrega de produtos que não correspondem ao demonstrado, o desrespeito pelo direito de cancelamento do contrato no prazo de 14 dias, a ausência de reembolso dos montantes pagos pelo consumidor, atropelos dos direitos sobre a garantia e a dificuldade de contacto com o vendedor.
O que acontece ao consumidor quando faz este tipo de compra? Fica amarrado a um produto ou serviço que não pediu nem necessita? A DECO aconselha os consumidores seniores a:
Informe-se e conte com o apoio da DECO MADEIRA está à sua espera na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt
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