[weglot_switcher]

Inflação permanece nos -0,1% em setembro

Os preços voltaram a descer em setembro com taxa de inflação homóloga a fixar-se nos -0,1%, segundo a estimativa rápida do INE. Os dados definitivos referentes ao índice de preços no consumidor do mês de setembro serão publicados no dia 10 de outubro.
30 Setembro 2019, 10h12

Os preços continuaram a descer em setembro com taxa de inflação homóloga a fixar-se nos -0,1%. De acordo com a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulga esta segunda-feira, o índice de preços no consumidor (IPC) fixou-se em -0,1% em setembro, face ao período homólogo de 2018, sendo o mesmo valor registado em agosto.

Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IPC foi de 0,2%, “valor idêntico ao do mês anterior” indicou o INE. Já a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído para -3,9% (quando em agosto, esta taxa tinha sido -3,5%).

A variação mensal do IPC terá sido 1,1%, estimando-se uma variação média nos últimos doze meses de 0,5%, uma taxa inferior em 0,1 pontos percentuais ao registado em agosto, segundo o INE.

O índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de -0,3% (que compara com os -0,1% observados em agosto).

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.