O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) irá reunir com os trabalhadores do Banco Santander na próxima segunda-feira, dia 8 de fevereiro, às 18h00, a propósito da reestruturação em curso, anunciou em comunicado a instituição liderada por Paulo Gonçalves Marcos.
“O SNQTB pretende reunir os trabalhadores da instituição bancária para esclarecer e informar sobre os seus direitos, apelando à participação de todos que tenham dúvidas e em particular a quem recebeu propostas de rescisão por mútuo acordo (RMA) ou de mudança de local de trabalho”, adianta a nota.
O Sindicato defende que “é o nosso dever manter os nossos associados informados sobre a legislação que os protege e neste plenário iremos reforçar junto dos trabalhadores do Santander que é importante informarem-se dos seus direitos antes de tomarem qualquer decisão”.
O Santander Totta já veio a público dizer que até ao momento não tem qualquer “processo de rescisões por mútuo acordo” em curso.
“Temos vindo a acompanhar com muita atenção todos os processos de reorganização dos bancos em Portugal e já tomámos posição por diversas vezes em relação ao Santander. Recentemente, apelámos à comissão executiva do banco para ter em conta a atual situação em contexto de crise pandémica que o país atravessa”, refere o presidente do SNQTB, Paulo Gonçalves Marcos.
O plenário contará com a presença do presidente do SNQTB e será realizado online, mediante inscrição prévia.
O Santander em Portugal encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver, segundo uma carta enviada aos colaboradores.
“O SNQTB continuará a lutar pelos direitos dos trabalhadores, que estão abrangidos pelo cumprimento da Lei e do Acordo Coletivo do setor bancário, e não consente qualquer tipo de pressão por parte dos bancos e, se necessário, atuará junto das entidades legais e competentes para defesa dos interesses dos seus associados”, refere o sindicato em comunicado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com