A eurodeputada do PS Sara Cerdas promoveu, na passada quarta-feira, um debate no Parlamento Europeu sobre a digitalização na área da Saíde. Segundo a socialista, é crucial ter uma estratégia coordenada para melhorar a digitalização neste setor.
“Uma das principais barreiras é a interoperabilidade dos sistemas informáticos, que incapacitam a troca de dados de saúde entre os sistemas e dificultam o acesso à informação por parte dos profissionais de saúde e do cidadão”, sublinha.
A eurodeputada socialista madeirense realça que as questões de segurança dos dados e confidencialidade dos registos têm de ser garantidas, permitindo assim um aumento da confiança dos cidadãos e dos profissionais de saúde na transformação digital dos serviços.
Sara Cerdas defende que “é imprescindível ter dados de saúde de qualidade, para que estes se traduzam em mais e melhor investigação e, consequentemente, na criação de políticas de saúde baseadas em evidência, com a salvaguarda da confidencialidade dos dados e a garantia da anonimidade dos doentes”.
Durante o debate, um dos pontos discutidos foi a criação de standards para a partilha de dados de saúde entre os diferentes Estados-Membros, bem como fora da União Europeia, possibilitando a mobilidade de doentes e toda a sua informação.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com