[weglot_switcher]

Boris Johnson diz a Angela Merkel que um acordo para o Brexit é “praticamente impossível”

União Europeia quer que Irlanda do Norte continue na união alfandegária para mitigar o impacto do Brexit na fronteira terrestre com a República da Irlanda, mas Londres rejeita esta hipótese.
8 Outubro 2019, 11h02

Boris Johnson considera que um acordo com a União Europeia para permitir um Brexit ordeiro é “praticamente impossível”, se Bruxelas insistir que a Irlanda do Norte deve permanecer dentro da união alfandegária, avança a Bloomberg.

Esta solução permitiria mitigar os impactos negativos na fronteira terrestre entre a Irlanda do Norte, pertencente ao Reino Unido, e a República da Irlanda.

O primeiro-ministro britânico transmitiu precisamente esta mensagem à chanceler alemã Angela Merkel numa chamada telefónica que teve lugar na manhã desta terça-feira, 8 de outubro.

Perante esta exigência, Angela Merkel respondeu que um acordo era “extremamente improvável”, segundo a Reuters.

Já a revista Spectator tinha avançado esta terça-feira que as conversações entre Londres e Bruxelas iria “certamente terminar esta semana”, segundo uma fonte anónima do gabinete do primeiro-ministro britânico.

Se o acordo para o Brexit morrer esta semana, o Governo de Boris Johnson não pretende reavivar o acordo, segundo a mesma fonte.

Recorde-se que a 17 e a 18 de outubro vai ter lugar em Bruxelas um conselho europeu crucial para definir em que termos é que vai ter lugar a saída do Reino Unido da União Europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.