O Facebook vai avançar com um catálogo de compras para a aplicação de mensagens instantâneas, WhatsApp.
Segundo a publicação no blog da rede social de Zuckerberg, esta será uma aposta para que sejam desenvolvidas ferramentas para que o serviço de e-commerce seja implementado na app. O Instagram, que também faz parte do grupo do Facebook, já tem essa funcionalidade disponível desde março.
Porém, a nova ferramenta do WhatsApp fica aquém disso, pois as transacções não vão ser realizadas na app. Mas as pequenas empresas, os principais utilizadores da aplicação WhatsApp Business, agora podem exibir uma “loja móvel” exibindo os seus produtos com imagens e preços.
“Estamos a abrir o comércio como um novo capítulo”, disse à Reuters, esta sexta-feira, Amrit Pal, gerente de produtos do WhatsApp. “Ouvimos as empresas a dizerem todos os dias que o WhatsApp é onde encontram os seus clientes, em vez de enviá-los para o site”.
Nas últimas semanas, têm sido várias as novidades a chegar ao WhatsApp. Uma das que mais se destaca é a capacidade de desbloquear a app recorrendo à impressão digital do nosso dedo. Contudo, há mais e em breve chegarão novas capacidades à plataforma de Mark Zuckerberg.
Para além dos serviços prestados para comunicação que são usados diariamente por milhões de utilizador em todo o mundo, este serviço começa a ter uma forte componente corporativa. Neste sentido, a empresa lançou o WhatsApp Business com ferramentas exclusivas para empresas.
Nesta primeira onda, os catálogos estarão disponíveis apenas em sete países: EUA, Brasil, Reino Unido, Índia, México, Alemanha e Indonésia. No futuro, deverá se alargado a mais mercados.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com