[weglot_switcher]

‘Meet the Leaders’. Nova área do ‘Portugal Exportador’ promove concretização de negócios

A principal novidade da 14.ª edição do Portugal Exportador, que tem lugar esta quarta-feira, é a área ‘Meet the Leaders’, um espaço de partilha e aconselhamento com empresários de sucesso.
21 Novembro 2019, 20h34

Este ano, o evento foi desenhado “em função dos inquéritos que fizemos aos participantes do ano passado, através do qual as Pequenas e Médias Empresas (PME) nos pediram que o evento evoluísse para um formato que permitisse, não só absorver informações sobre mercados e tendências mundiais, mas também a concretização de negócios”, explica ao JE, António Ramalho. Em resposta, o programa foi otimizado de forma a potenciar o ‘networking’ entre empresas portuguesas que se complementam e foi reforçada a presença de compradores internacionais.

Para esta edição também foi criada uma nova área, designada como “Meet the Leaders”, onde marcarão presença empresários de sucesso em determinados mercados e setores que se reunirão pessoalmente, e individualmente, com as PME, fomentando a partilha de experiências e o aconselhamento sobre as estratégias. “Em resumo, este será um ano com maior atenção ao B2B, maior investimento no networking e uma aposta no coaching”, reforça o presidente do Novo Banco.

No que concerne a setores, as atenções estão viradas para três áreas de atividade: agroalimentar, e-commerce e metalomecânica, setores em que os portugueses se destacam ou estão em franco crescimento. As exportações no setor agroalimentar, “o terceiro setor exportador” no país, aumentaram 56% de 2010 para 2018, sendo o fator de diversificação dos países de destino fundamental para estes resultados.

Outro dos focos são as exportações no setor da metalomecânica que, em 2018, atingiram um recorde ao aumentar 11,3% para 18.334 milhões de euros, face a igual período transato, segundo a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal.

Este ano, o Portugal Exportador (PE) volta a destacar alguns mercados de maior potencial e os escolhidos foram Angola, Espanha e Alemanha, sobre os quais decorrerão workshops relacionados com a economia, oportunidades e estratégias de negócio para entrar de forma segura e sustentada nesses mercados. A escolha tem por base a facilidade de acesso, balança comercial, número de empresas portuguesas a exportar para lá e o histórico de boas relações comerciais.

O PE continuará ainda a ter ações paralelas como os cafés temáticos (debates informais) com temas diversos, consultoria internacional, reuniões com ‘web buyers’, embaixadas e Câmaras de Comércio, entre outros players. Ao participar nos cafés temáticos, os visitantes poderão, por exemplo, conhecer oportunidades de negócio na Ucrânia, Panamá, África do Sul, Polónia, ou aprofundar temas como “Exportar e investir com financiamento das multilaterais”, pela AICEP, “Marketplace B2B das empresas exportadoras portuguesas para compradores internacionais”, pela BuyingPortugal.pt, ou na área da logística, “Ferramentas e dicas para o controlo das despesas de viagem”, pela Air Europa. Quanto às reuniões B2B, têm de ser agendadas, podem durar 15 minutos e decorrerão com representantes da AICEP, Argos, FNWay, Kopptek, Mais Incentivo, Novo Banco e da Rangel.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.