Este ano foi anunciado que devolver as garrafas de plástico no supermercado ia dar direito a descontos nos supermercados e grandes superfícies comerciais. O jornal ‘Correio da Manhã’ revela esta segunda-feira, 2 de dezembro, que este projeto-piloto vai começar já no mês de janeiro.
Tal como já tinha sido avançado, quando as garrafas plásticas forem devolvidas às máquinas de recolhas, são processados vales de desconto em compras, sendo que nunca é manuseado dinheiro. O CM apurou que vão ser distribuídas 23 máquinas pelo país, tendo confirmação da instalação das máquinas por parte do Ministério do Ambiente.
A publicação avança que estão a ser contactados fornecedores de máquinas que permitem depositar as embalagens. Na primeira fase, apenas são aceites embalagens de plástico, como as de água e de refrigerante, deixando de fora as garrafas de produtos lácteos, como é exemplo as de iogurtes líquidos.
Sabe-se que as garrafas até 0,5 litros vão ter um reembolso de dois cêntimos, enquanto as entre 0,5l e dois litros vão ter um reembolso na ordem dos cinco cêntimos, tal como foi publicado em Diário da República em julho. Por enquanto, e durante a fase piloto, este será o valor praticado, sendo que o valor poderá aumentar consoante a adesão ao projeto.
Este projeto-piloto vai ser financiado pelo Fundo Ambiental, em 1,7 milhões de euros, estando patente em algumas áreas comerciais até finais de junho de 2021. Posteriormente a esta data, vão ser avaliados os dados para decidir se se avança para um sistema de recolha permanente.
Portugal dos mais poluidores ao nível do plástico
São 77 mil toneladas de plástico por ano que os portugueses utilizam e mais tarde desperdiçam. O território português tem sido o país que mais tem contribuído para o desperdício do material que tem poluído os oceanos, tendo já recebido um aviso da Comissão Europeia. A Comissão Europeia, agora liderada por Ursula von der Leyen, já repreendeu e deixou vários avisos a Portugal, para que o consumo de plástico fosse reduzido, de forma a que as metas de sustentabilidade fossem atingidas.
No início do ano, o governo, pela voz do ministro do Ambiente, anunciou que iria banir os produtos plásticos de uso único até 2020. Nestes produtos incluem-se pratos de plástico, cotonetes plásticos (alguns supermercados adotaram o de bastão de cartão) e também palhinhas de plástico.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com