O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse estar decepcionado com os resultados da Cimeira do Clima, que terminou este domingo, em Madrid. O antigo primeiro-ministro português apela, no entanto, a que se continuem os esforços para alcançar as metas ambicionadas.
“Estou decepcionado com os resultados da COP25. A comunidade internacional perdeu uma oportunidade importante para mostrar uma maior ambição na mitigação e adaptação para enfrentar a crise climática”, escreveu António Guterres, numa publicação no Twitter. “Mas não devemos desistir, e eu não irei desistir”, acrescentou.
I am disappointed with the results of #COP25.
— António Guterres (@antonioguterres) December 15, 2019
The international community lost an important opportunity to show increased ambition on mitigation, adaptation & finance to tackle the climate crisis.
But we must not give up, and I will not give up.
António Guterres garante ainda estar “mais determinado do que nunca a trabalhar para que 2020 seja o ano em que todos os países se comprometem a fazer o que a ciência nos diz que é necessário para atingir a neutralidade carbónica até 2050 e não ir mais além dos 1,5 graus de aumento da temperatura média”.
A cimeira organizada pelas Nações Unidas terminou este domingo, tendo resultado num acordo final intitulado “Chile-Madrid, hora de agir”, depois de um intenso debate com o Brasil, que resistiu a dois parágrafos incluídos no acordo sobre os oceanos e o uso da terra.
https://jornaleconomico.pt/noticias/cop-25-cimeira-do-clima-chega-a-acordo-em-madrid-525482
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com