As redes complementares e/ou de bem-estar são o instrumento utilizado na oferta de seguros de saúde para garantir a acessibilidade a produtos e serviços de prevenção e auto-estima que não estão incluídos nas coberturas standard financiadas pela grande maioria dos seguros de saúde.
Um produto de saúde para ser completo deverá ir para além de uma rede médica que permite o tratamento da doença, deve também incluir a acessibilidade a serviços de prevenção no seu sentido mais abrangente.
Prevenção significa ir a montante, à origem de uma patologia, e procurar resolver e/ou mitigar os fatores de risco geradores da mesma. Prevenção implica a adoção de um conjunto de medidas que permitem a redução do risco de vir a ter uma determinada patologia.
Segundo o Institute for Work and Health existem três tipos de prevenção:
A Prevenção de Nível I, cuja população alvo são as pessoas saudáveis. O objectivo deste tipo de prevenção é o de proteger as pessoas saudáveis de desenvolver ou de sofrerem uma lesão. Os tipos de iniciativas mais comuns são:
A Prevenção de Nível II, cuja população alvo são os doentes e/ou individuo cujos fatores de risco já foram diagnosticados. O objetivo desta tipologia de prevenção é o de deter ou retardar o processo de doença (se possível) logo nas fases iniciais. Nos casos de lesão, o objetivo é o de controlar e/ou limitar a incapacidade a médio /longo prazo. Os tipos de iniciativas mais comuns relacionadas com este tipo de prevenção, são:
E finalmente, a Prevenção de Nível 3, cuja população alvo são os doentes com problemas de saúde mais complexos de médio longo prazo (diabetes, doenças cardíacas, ou cancro). O objetivo desta tipologia de prevenção é o de minimizar a deterioração física e maximizar a qualidade de vida. Os tipos de iniciativas mais comuns são:
Em Portugal, no setor segurador, ao nível dos produtos de acidentes e doença já se deram os primeiros passos na ativação de serviços relacionados com a prevenção, mas ainda existe um espaço importante de progressão que implica também o envolvimento inequívoco do Utente como promotor e elemento, em primeira mão, responsável pela sua própria saúde.
Ester Leotte
Diretora de Clientes e Comunicação da AdvanceCare
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