[weglot_switcher]

Madeira: PCP apresenta voto de protesto contra Comissão Europeia por proibição de captura de Peixe Gata

O PCP considera que a decisão da Comissão Europeia “é incompreensível” tendo em conta que se trata de um captura acidental. “Esta realidade demonstra que muitas das decisões da Comissão Europeia e da União Europeia são tomadas de costas voltadas para as realidades regionais e locais”, defende o partido.
17 Fevereiro 2021, 09h02

O PCP vai apresentar um voto de protesto, na Assembleia da Madeira, contra a Comissão Europeia pela proibição de captura e comercialização de peixe gata de Câmara de Lobos, nos próximos dois anos.

Os comunistas sublinham que a pesca de Peixe Gata de Câmara de Lobos é uma pesca acidental que acontece em consequência da pesca do Peixe Espada Preto.

“Quando a espécie chega à superfície já não tem vida, pelo que devolvê-la ao mar não protege a espécie e é atirar bordo fora um recuso económico adicional em terra”, defende o PCP.

O partido alerta que a comercialização do Peixe Gata é importante para a economia regional, principalmente para a freguesia de Câmara de Lobos, representando uma fonte de rendimento para mais de 200 famílias, e que em 2021 já rendeu 32 mil euros.

O PCP reforça que esta proibição da Comissão Europeia “é incompreensível” tendo em conta que se trata de um captura acidental.

“Esta realidade demonstra que muitas das decisões da Comissão Europeia e da União Europeia são tomadas de costas voltadas para as realidades regionais e locais”, defende o partido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.